segunda-feira, 31 de maio de 2010

Experiências marcantes no Cine Itália de junho


A Fundação Cultural Badesc e o Centro di Cultura Italiana de Santa Catarina dão continuidade ao cineclube italiano no mês de junho. Serão cinco títulos apresentados sempre às terças-feiras.
Os filmes em questão nos mostram personagens que passam por experiências que mudam suas vidas por completo. Desde um poeta exilado que ensina a arte de se expressar a um simples carteiro até a história de Rosalba que vai deixar a família para se sentir viva em Veneza.
O filme Os Girassóis da Rússia de Vittorio de Sica é um clássico do cinema italiano e será exibido dia 29. Lançado em 1970, o longa é uma das mais belas histórias de amor já exibidas na grande tela. Com Sophia Loren e Marcello Mastroianni no elenco, fica claro o cuidado especial pela fotografia e pela trilha sonora, assinada por Henry Mancini de A Pantera Cor de Rosa.
As exibições do ciclo italiano de cinema ocorrem sempre às 19h, no auditório da Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis. Mais Informações pelo telefone (48) 3224-8846.

Programação:


Dia 01/06

O Carteiro e o Poeta - Il Postino
Diretor: Michael Radford
Ano: 1994
Tempo: 109min
Elenco: Massimo Troisi , Philippe Noiret e Maria Grazia Cucinotta
O poeta Pablo Neruda está exilado em uma ilha na Itália. Um quase analfabeto é o novo "carteiro" extra, que cuidará das cartas de Pablo. Os dois se tornam amigos e o carteiro aprenderá a escrever seus sentimentos. O poeta ganha, em troca, um ouvinte para suas lembranças do Chile.



Dia 08/06

Pão e Tulipas - Pane e Tulipani
Diretor: Silvio Soldini
Ano: 2000
Tempo: 115min
Elenco: Licia Maglietta, Bruno Ganz e Marina Massironi.
A dona de casa Rosalba está viajando com sua família. Em um restaurante à beira da estrada, ela é esquecida pelo marido e pelos filhos. Ela irá aproveitar esta sensação de liberdade para conhecer Veneza. A rápida escapada se transformará em algo mais duradouro.



Dia 15/06

As Afinidades Eletivas - Le affinità Elettive
Diretor: Paolo Taviani e Vittorio Taviani
Ano: 1996
Tempo: 98min
Elenco: Isabelle Huppert, Jean-Hugues Anglade e Marie Gillain
Baseado no romance homônimo do escritor romântico Johann Goethe. Numa casa de campo, o jovem casal, Edoardo e Carlotta, recebe a visita de Ottone e Ottilia. Juntos fazem experiências que demonstram que certos elementos possuem afinidades eletivas, ou seja, uma atração especial uns pelos outros.


Dia 22/06

Manual do Amor - Manuale d’Amore
Diretor: Giovanni Veronesi
Ano: 2005
Tempo: 110min
Elenco: Magherita Buy,Sergio Rubini e Carlo Verdone
Uma história sobre os eventos pelos quais muitos casais passam na vida. É uma história de amor, observada através de um caleidoscópio de cores, retratando as quatro fases do amor: paixão, crise, traição e abandono.


Dia 29/06

Os Girassóis da Rússia - I Girasoli
Diretor: Vittorio De Sica
Ano: 1970
Tempo: 101min
Elenco: Sophia Loren e Marcello Mastroianni
Emocione-se com a história de um casal separado pela Segunda Guerra. Após anos sem notícias, ela viaja para a Rússia em busca do marido, atravessando cidades e campos de girassóis. Quando enfim ela o encontra, percebe que algo mudou entre eles.

domingo, 30 de maio de 2010

Cineclube francês de maio termina hoje


A Fundação Cultural Badesc e a Aliança Francesa dão continuidade ao projeto do cineclube com produções em línguas francófonas. Sempre as segundas-feiras, o Cine Francês de maio se encerra hoje. Este mês já exibimos Meu Tio da América do diretor Alain Resnais e Cartas Camponesas de 1973. O filme de hoje é Obras, a gente sabe quando começa... da diretora Brigitte Rouan.
As exibições ocorrem a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846.

19h – Obras, a gente sabe quando começa... (Travaux, on sait quand ça commence...)
De Brigitte Rouan, França, 2005, 95min.
Chantal é uma advogada imbatível e implacável no tribunal. Na vida privada ela é condescendente com seus dois filhos adolescentes e o ex-marido. Ao fazer uma reforma no seu apartamento, ela contrata os serviços de um grupo de colombianos. A obra se transforma num pandemônio, e Chantal chega à beira de um ataque de nervos.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O imaginário de detentos na Jornada de Gênero


A Fundação Cultural BADESC tem em sua programação mensal uma noite dedicada ao cinema de gênero. São filmes que tratam de discutir o papel do ser-humano e suas relações. Sempre após a exibição há um momento de debate entre os presentes com convidados gabaritados. O eventto é realizado pelo Grupo de Estudos do Projeto Teatro e Gênero, coordenado pela Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda (CÊNICAS/CEART/UDESC).
A Jornada de Gênero de maio ocorre hoje com a apresentação do documentário Entrelinhas, dirigido pela artista catarinense Letícia Cardoso e o cineasta Pedro MC, através do Edital de Vídeo do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis, com montagem de Yannet Briggiler. O Documentário tem como foco da narrativa o diálogo da equipe de produção com o imaginário de pacientes (todos do sexo masculino) internados no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da Penitenciária de Florianópolis. O dispositivo de filmagem foi baseado num conceito definido por Freud como "atenção flutuante", que consiste numa escuta sem preocupação imediata com o que poderá ser retido da conversa. Dessa forma, os diretores se colocaram numa situação de aleatoriedade desejada, sem entrevista pré-marcada e abrindo espaço à espontaneidade das falas.
A convidada do noite a enriquecer o debate é Letícia Cardoso: graduada em Artes Plásticas na UDESC e mestre em Poéticas Visuais no Instituto de Artes da UFRGS.
A sessão começa às 19h, no auditório da Fundação. Mais informações pelo telefone: (48) 3224-8846

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cinema alemão de volta à Fundação

O cinema alemão agora tem dia e hora marcada na Fundação Cultural Badesc. Graças a uma parceria com o Instituto Goethe de Curitiba o público terá a chance de apreciar as produções germânicas de todas as épocas.
A primeira sessão será nesta quinta-feira, dia 27, às 19h, no auditório da Fundação. O filme de hoje é Verão em Berlim, ganhador do prêmio de melhor roteiro no Festival de San Sebástian de 2005. Com Inka Friedrich e Nadja Uhl no elenco, o longa apresenta uma Alemanha quente que desperta os piores e melhores sentimentos nos personagens. Confira a sinopse e o trailer abaixo.
As sessões ocorrem uma vez ao mês, com entrada franca e títulos legendados. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846.

Verão em Berlim - Sommer vorm Balkon
De Andreas Dresen, Alemanha, 2005, 105min.
Verão em Berlim. Duas amigas, uma enfermeira de idosos e uma desempregada, vivem em um antigo prédio alugado e passam suas noites na varanda com vista para as ruas. Um homem jovem ameaça a paz mas proporciona momentos de felicidade, uma mulher idosa morre e um menino de doze anos sofre de amor.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Última sessão do Ciclo Godard

Nos 80 anos do cineasta Jean-Luc Godard, a Fundação Cultural Badesc trouxe ao público quatro títulos do diretor, todos da primeira fase de sua filmografia. A curadoria e a apresentação são de Fernanda do Canto, designer gráfico formada pela UFSC. Durante o ano de 2008, ela fez um intercâmbio para o curso de Diseño de Imagen y Sonido, na Universidad de Buenos Aires, onde estudou teoria e história do cinema. No ano seguinte, como Trabalho de Conclusão de Curso, realizou uma análise visual sobre a cinematografia de Godard entre 1959 e 1965
Os filmes exibidos estão inseridos no movimento nouvelle vague e trazem uma postura auto crítica sobre o cinema, desafiando as convenções cinematográficas da época.
Nesses filmes, podem se traçar semelhanças como a preferência pelas filmagens nas ruas, com ilumi­nação natural, locações públicas e tomadas feitas ao azar. Seus personagens têm um caráter psicológico e ambíguo, cujas histórias pessoais ou motivações muitas vezes não são compartilhadas com o espectador.
A última exibição é nesta quarta-feira, a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846

Confira o filme de hoje:


O demônio das onze horas
- Pierrot lê fouDiretor: Jean-Luc Godard
Ano: 1965
Tempo: 115min
Ferdinand Griffon é um professor de língua espanhola casado com uma italiana. Em uma noite, o ca­sal vai a uma festa e deixa os filhos aos cuidados de Marianne, a quem Ferdinand parecia conhecer anteriormente. Na volta, Ferdinand e Marianne decidem fugir juntos e se envolvem com tráfico, conspirações políticas e muita literatura.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Escolhas dramáticas no Cine Italiano

O Gênero Literário Dramático teve suas origens na Grécia Antiga, possivelmente numa manifestação das festas em homenagem a Dionísio. O termo "dramático" quer dizer drama, ou seja Ação. Ele representa ações vividas pelos personagens num determinado espaço-tempo. E o drama será a base dos filmes apresentados no cineclube italiano da Fundação Cultural Badesc, em maio.
O filme desta terça-feira é A Janela da Frente com direção de Ferzan Ozpetek. O longa de 2003 conta com Giovanna Mezzogiorno e Massimo Girotti no elenco. Os dramas abordados são sobre as escolhas que todos tem de fazer na vida.
O ciclo italiano de cinema é uma parceria com o Centro di Cultura Italiana. As exibições ocorrem às terças feiras, às 19h, no auditório da Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis. Mais Informações pelo telefone (48) 3224-8846


A Janela de Frente (La Finestra di Fronte)
De Ferzan Ozpetek, Itália, 2003, 106min.
Giovanna está casada com um marido dedicado e responsável. Ela trabalha como contabilista e toma conta das crianças. O marido traz para casa um velho com amnésia e acaba evidenciando as frustrações da vida rotineira do casal. Giovanna se irrita com a apatia do marido e vai projetar suas fantasias no belo e misterioso vizinho.

Confira o trailer:

A história de Khamsa no Cine Francês

A Fundação Cultural Badesc e a Aliança Francesa dão continuidade ao projeto do cineclube com produções em línguas francófonas. Sempre as segundas-feiras, o Cine Francês vai até o fim do mês com exibições que vão desde Meu Tio da América do diretor Alain Resnais até Cartas Camponesas de 1973. O filme de hoje é Khamsa de Karim Dridi, mesmo diretor de Fureur, Cuba Feliz e Bye Bye.
As exibições ocorrem a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846.

Khamsa - Khamsa.
De Karim Dridi, 2008, 95min
Depois de fugir de sua família adotiva, Khamsa volta para o acampamento cigano onde nasceu. Nada parece ter mudado desde que ele foi forçado a partir. Até que seu melhor amigo Coyote conhece um ladrãozinho com quem começa a realizar pequenos furtos.

Confira o trailer:

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Cinema, Chá e Cultura traz obra de Shakespeare

Cinema, Chá & Cultura apresenta Shakespeare, novamente, nesta sexta-feira, às 18h30. Desta vez, será exibido O Mercador de Veneza (2004) que se passa no século XVI, quando o jovem nobre Bassanio pede dinheiro emprestado ao amigo Antonio, para viajar a Belmont e pedir a mão de Portia. Como Antonio não pode emprestar o dinheiro, a solução é procurar o agiota Shylock, que tem como garantia um naco da própria carne de Bassanio, caso não haja pagamento. As ressurgências de preconceitos e discriminações no século XXI nos convidam a lançar um olhar mais aprofundado sobre O Mercador de Veneza.
Para a apresentação, a convidada é a Professora Dra. Anna Stegh Camati, que possui Graduação em Letras Anglo-Germânicas e Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela UFPR, Doutorado em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte Americana pela USP e Pós-Doutorado pela UFSC.
Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona, com a participação dos organizadores e de convidados, alternadamente.
A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida será exibido o filme, legendado.

Confira o trailer:

Sessão Brasil apresenta Eliane Lage


A Fundação Cultural Badesc mantém em seu cineclube uma noite especial que homenageia profissionais do cinema brasileiro. Nesta quinta-feira, às 19h, no auditório da Fundação, será exibido o documentário Eliane. Com direção de Ana Carolina Maciel e Caco Souza, o vídeo tem 33 minutos e foi produzido em 2002.
O documentário é dedicado à atriz Eliane Lage, estrela de filmes da Companhia Cinematográfica Vera Cruz como Caiçara (1950) de Adolfo Celi; Ângela (1951), de Tom Payne e e Sinhá Moça de Tom Payne e Osvaldo Sampaio. O filme mostra uma Eliane Lage desprovida da mitificação que o estrelato buscou lhe incutir. Seu depoimento e sua vivência irão nortear a narrativa de Eliane

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Banda à Parte hoje no Ciclo Godard

Em comemoração aos 80 anos de nascimento do cineasta Jean-Luc Godard, a Fundação Cultural Badesc está exibindo semanalmente títulos do diretor, todos da primeira fase de sua filmografia. A curadoria e a apresentação são de Fernanda do Canto, designer gráfico formada pela UFSC. Durante o ano de 2008, ela fez um intercâmbio para o curso de Diseño de Imagen y Sonido, na Universidad de Buenos Aires, onde estudou teoria e história do cinema. No ano seguinte, como Trabalho de Conclusão de Curso, realizou uma análise visual sobre a cinematografia de Godard entre 1959 e 1965
Os filmes exibidos estão inseridos no movimento nouvelle vague e trazem uma postura auto crítica sobre o cinema, desafiando as convenções cinematográficas da época.
Nesses filmes, podem se traçar semelhanças como a preferência pelas filmagens nas ruas, com ilumi­nação natural, locações públicas e tomadas feitas ao azar. Seus personagens têm um caráter psicológico e ambíguo, cujas histórias pessoais ou motivações muitas vezes não são compartilhadas com o espectador.
As exibições ocorrem a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48)3224-8846.

Filme de hoje:

19h - Banda à Parte (Bande à Part)
De Jean-Luc Godard, França, 1964, 92min.
Frantz e Arthur, dois amigos habituados a dar golpes, conhecem a tímida Odile num curso de inglês. A moça, apaixonada por Arthur, conta aos dois sobre uma grande quantia de dinheiro que sua tia Victoria guarda em casa. Frantz e Arthur começam imediatamente a planejar o roubo e convencem Odile a ajudá-los.

Veja trecho do filme. Dança na Cafeteria:

terça-feira, 18 de maio de 2010

Walter Firmo em Preto e Branco na Fundação Badesc


A Fundação Cultural Badesc abre nesta quarta-feira, dia 19 de maio, às 19h30, a exposição Walter Firmo em Preto e Branco. A mostra faz parte do Festival de Fotografia Floripa na Foto 2010 e tem curadoria do próprio Firmo a partir da sua experiência fotográfica com os textos de Guimarães Rosa, abordando o ambiente do sertão. São 20 imagens que idealizam o sentido sertanejo do fotógrafo.

Além de Guimarães Rosa, Walter Firmo segue pelo estilo seco e cortante de Graciliano Ramos. Mas o sertão do fotógrafo é mais amplo. Explora o sentimento do homem longe da urbe, enfrentando-se diariamente na plantação, perdido na terceira margem de um rio, no rincão gaúcho, atolado no pantanal, ou embalado numa rede amazônica. Seu mundo sertanejo é tão abrangente quanto o tamanho continental do Brasil.

“O homem interiorano, a paisagem e a vida rude sempre me entusiasmaram em marcá-los em preto-e-branco. Aliás, tenho a certeza de que o que emite um País, que o transfigura, que lhe dá a força motriz é o que emana do seu centro. Todo País se faz do centro para sua periferia. É ali que se traduz o magma de uma nação, é ali que se alicerça seu caráter”, diz o fotógrafo.

Walter Firmo ministra oficina no festival e participa da abertura da exposição na Fundação Cultural Badesc. Para Lucila Horn, coordenadora do Festival de Fotografia Floripa na Foto 2010, Firmo exibe neste exposição “as suas traduções fotográficas, livres da ação nervosa no ato de escrever, mas, idealizadas na ação do fotógrafo que cria e recria outros conteúdos através da imaginação”.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cine Francês com Alain Resnais


A parceria de sucesso entre a Fundação Cultural Badesc e a Aliança Francesa está mantida para o mês de maio. O projeto do cineclube com produções em línguas francófonas é exibido às segundas feiras e vai até o fim do mês.
O filme de hoje é Meu Tio da América do diretor Alain Resnais, uma das personalidades mais marcantes do cinema francês. Ele diz que seus filmes são uma tentativa, ainda que grosseira e muito primitiva, de aproximar-se da complexidade do pensamento, de seu mecanismo. Em Cannes no ano de 1980, Resnais levou o Grande prêmio do júri e o Prêmio Fipresci. Com este mesmo filme, foi indicado na categoria melhor filme estrangeiro no Oscar de 1981.
As exibições ocorrem a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846.

19h – Meu Tio da América (Mon oncle d'amérique)

De Alain Resnais, França, 1980, 125min. Com Gérard Depardieu e Nelly Borgeaud

O título do filme faz alusão a um personagem obscuro. Não se sabe se ele está morto, rico ou miserável, numa América que jamais aparece. Os labirintos aqui trilhados são os dos textos científicos de Henri Laborit, pesquisador do comportamento humano.

Confira o trailer em francês

Programação da Semana

Dia 17/05 (segunda-feira) – Cinema Francês

19h – Meu Tio da América (Mon oncle d'amérique)
De Alain Resnais, França, 1980, 125min.
O título do filme faz alusão a um personagem obscuro. Não se sabe se ele está morto, rico ou miserável, numa América que jamais aparece. Os labirintos aqui trilhados são os dos textos científicos de Henri Laborit, pesquisador do comportamento humano.


Dia 18/05 (terça-feira) – Cinema Italiano

19h – Concorrência Desleal (Concorrenza Sleale)

De Ettore Scola, Italia, 2001, 110min.
Na Itália de 1938, em meio à Segunda Guerra Mundial, dois comerciantes de roupas - um católico e outro judeu - disputam pela melhor clientela. Em meio a trapaças e discussões sem fim, eles vão descobrir uma forte amizade, quando um deles sofre com a intolerância do regime fascista.


Dia 19/05 (quarta-feira): Ciclo Godard

19h - Banda à Parte (Bande à Part)

De Jean-Luc Godard, França, 1964, 92min.
Frantz e Arthur, dois amigos habituados a dar golpes, conhecem a tí mida Odile num curso de inglês. A moça, apaixonada por Arthur, conta aos dois sobre uma grande quantia de dinheiro que sua tia Victoria guarda em casa. Frantz e Arthur começam ime diatamente a planejar o roubo e convencem Odile a ajudá-los.


Exposição Preto e Branco de Walter Firmo

Abertura, dia 19, às 19h30. A exposição vai até 18 de junho.


A mostra tem curadoria do próprio Walter Firmo a partir de sua experiência fotográfica com os textos de Guimarães Rosa, abordando o ambiente do sertão mineiro. Com 20 imagens, a exposição faz parte do Festival Floripa na Foto.



Dia 20/05 (quinta-feira) – Sessão Brasil

19h - Eliane

De Ana Carolina Maciel e Caco Souza, São Paulo, 2002, 33min.
Documentário dedicado à atriz Eliane Lage (1928), estrela de filmes da Companhia Cinematográfica Vera Cruz como Caiçara (1950) de Adolfo Celi; Ângela (1951), de Tom Payne e e Sinhá Moça de Tom Payne e Osvaldo Sampaio. O filme mostra uma Eliane Lage desprovida da mitificação que o estrelato buscou lhe incutir. Seu depoimento e sua vivência irão nortear a narrativa de Eliane.


Dia 21/05 (sexta-feira) – Cinema, Chá e Cultura

19h - O Mercador de Veneza (The Merchant of Venice)

De Michael Radford, Estados Unidos, 2004, 138min.
Na cidade de Veneza, no século XVI, Bassanio pede a Antonio um empréstimo para que possa cortejar Portia, herdeira do rico Belmont. Antonio é rico, mas todo seu dinheiro está comprometido em empreendimentos no exterior. Assim ele recorre a Shylock, que vinha esperando uma oportunidade para se vingar de Antonio. O agiota impõe uma condição absurda. A exibição será seguida de uma explanação da Professora Dra. Anna Stegh Camati, teórica em Literatura.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fundação Café recebe Gazu e convidados

Gazu e Luciano Bilú no Acústico Café de abril

O Fundação Café, anexo à Fundação Cultural Badesc, realiza na noite desta quinta-feira um "pocketshow". O cantor do Dazaranha já realizou uma apresentação no mês de abril no local. O público presente aprovou a idéia e o Café abrirá as portas mais uma vez à música catarinense.
O Acústico Fundação Café começa às 20h e tem entrada franca.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Doc Brasil aborda questão racial


A Fundação Cultural Badesc apresenta uma programação de filmes que abordam a história, a cultura e os desafios que o povo de origem afro-brasileira encontra em nosso país. Um introdutório – mas representativo – recorte da produção documental brasileira, em filmes de diferentes estéticas, abordagens e vertentes de pensamento, mas cujo tema comum principal é a “questão racial” no Brasil.
As primeiras exibições ocorreram nos dias 6 e 7 deste mês. Nesta quinta e sexta-feira serão apresentados mais três documentários. Sempre às 19h, no auditório da Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis. Mais Informações pelo telefone (48) 3224-8846
Agradecimentos: Eduardo Coutinho, Arthur Autran, Júnia Torres, Carlos Nader e José Geraldo Couto.

Dia 13/05

Aqui Favela – O Rap Representa

De Júnia Torres e Rodrigo Siqueira, 2003, 82min
Uma viagem pelos caminhos por onde se constrói o movimento hip-hop em São Paulo e Belo Horizonte. O filme apresenta jovens desconhecidos que integram o movimento e algumas de suas principais expressões como Thaíde e Mano Brown, além de África Bannbaataa, Nelson Triunfo, Lady Rap, Shyrlane e outros.


Dia 14/05

Preto e Branco

De Carlos Nader, 2004, 73min
Documentário sobre relações raciais entre cidadãos comuns da cidade de São Paulo. Se, por um lado, o modelo racial brasileiro tem sido historicamente considerado uma solução original para eterna intolerância étnica no planeta, por outro, é também considerado uma farsa que visa esconder o abismo social entre brancos e não-brancos.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Homenagem aos 80 anos de Godard

Jean-Luc Godard. Foto de A.R. Duckworth.

Em comemoração aos 80 anos de nascimento do cineasta Jean-Luc Godard, a Fundação Cultural Badesc irá exibir quatro títulos do diretor, todos da primeira fase de sua filmografia. A curadoria e a apresentação são de Fernanda do Canto, designer gráfico formada pela UFSC. Durante o ano de 2008, ela fez um intercâmbio para o curso de Diseño de Imagen y Sonido, na Universidad de Buenos Aires, onde estudou teoria e história do cinema. No ano seguinte, como Trabalho de Conclusão de Curso, realizou uma análise visual sobre a cinematografia de Godard entre 1959 e 1965
Os filmes exibidos estão inseridos no movimento nouvelle vague e trazem uma postura auto crítica sobre o cinema, desafiando as convenções cinematográficas da época.
Nesses filmes, podem se traçar semelhanças como a preferência pelas filmagens nas ruas, com ilumi­nação natural, locações públicas e tomadas feitas ao azar. Seus personagens têm um caráter psicológico e ambíguo, cujas histórias pessoais ou motivações muitas vezes não são compartilhadas com o espectador.
As exibições ocorrem a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48)3224-8846.

Confira o filme desta quarta-feira:


Viver a Vida - Vivre sa vie
De Jean-Luc Godard, 1962, 80min
Em doze capítulos, o filme conta o drama de Nana, uma jovem que almeja iniciar a carreira de atriz, mas passa por dificuldades financeiras. Como não consegue pagar o aluguel, Nana é expulsa de casa, acusada de furto, e não encontrando outra solução, decide se prostituir.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Drama entre irmãos no Cine Italiano

O Gênero Literário Dramático teve suas origens na Grécia Antiga, possivelmente numa manifestação das festas em homenagem a Dionísio. O termo "dramático" quer dizer drama, ou seja Ação. Ele representa ações vividas pelos personagens num determinado espaço-tempo. E o drama será a base dos filmes apresentados no cineclube italiano da Fundação Cultural Badesc, em maio.
O filme desta terça-feira é Meu Irmão é Filho Único do diretor Daniele Lchetti. O título pode sugerir uma comédia, porém é um drama que conta a vida de dois irmãos ativistas de partidos políticos opostos e que se apaixonam pela mesma mulher. O longa de 2007 é estrelado por Elio Germano e Riccardo Scamarcio e se passa numa cidadezinha ao Sul da Itália.
O ciclo italiano de cinema é uma parceria com o Centro di Cultura Italiana. As exibições ocorrem às terças feiras, às 19h, no auditório da Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis. Mais Informações pelo telefone (48) 3224-8846

11/05
Meu Irmão é Filho Único (Mio Fratello È Figlio Único)
De Daniele Luchetti, Italia, 2007, 108min.
Entre 1960 e 1970, numa cidadezinha italiana, dois irmãos tentam mudar o mundo. O mais velho, Manrico, é um rapaz bonito e carismático, incitador que se torna ativista no partido comunista. Accio, o caçula, é revoltoso e está no partido fascista. Os irmãos se tornam rivais, não apenas na política, mas também no amor quando Accio percebe estar apaixonado por Francesca, namorada do irmão

domingo, 9 de maio de 2010

Filme premiado no Cine Francês


A parceria de sucesso entre a Fundação Cultural Badesc e a Aliança Francesa está mantida para o mês de maio. O projeto do cineclube com produções em línguas francófonas é exibido às segundas feiras e vai até o fim do mês.
Serão cinco títulos que vão desde Meu Tio da América do diretor Alain Resnais até Khamsa de Karim Dridi. O segundo título exibido será Tudo Perdoado de 2007. O filme tem direção de Mia Hansen-love e recebeu o Prêmio Louis Delluc. O longa conta com Paul Blain, Marie-Christine Friedrich e Victoire Rousseau no elenco.
As exibições ocorrem a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846


Dia 10/05

Tudo Perdoado - Tout est Pardonné
De Mia Hansen-love, 2007, 95min.
Victor vive em Viena com sua esposa e sua filha Pâmela. É primavera. Victor passa os dias fora, brinca com a filha e vadia no Parque. Mas acaba se apaixonando por outra mulher. Onze anos depois, Pamela descobre que o pai vive na mesma cidade e decide vê-lo novamente.


Confira a programação completa aqui

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ciclo discute “Ser Negro no Brasil”

A Fundação Cultural Badesc apresenta uma programação de filmes que abordam a história, a cultura e os desafios que o povo de origem afro-brasileira encontra em nosso país. Um introdutório – mas representativo – recorte da produção documental brasileira, em filmes de diferentes estéticas, abordagens e vertentes de pensamento, mas cujo tema comum principal é a “questão racial” no Brasil.
Serão seis títulos exibidos durante os quatro dias de apresentação com debate entre os presentes logo após as sessões. O projeto faz parte do ciclo de cinema Doc Brasil, com curadoria do cineasta José Rafael Mamigoniam.
As exibições ocorrem nos dias 6, 7, 13 e 14 de maio, às 19h, no auditório da Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis. Mais Informações pelo telefone (48) 3224-8846
Agradecimentos: Eduardo Coutinho, Arthur Autran, Júnia Torres, Carlos Nader e José Geraldo Couto.

Programação:

Dia 06/05

Minoria Absoluta
De Arthur Autran, 1995, 13min
Intelectuais negros discorrem sobre temas como a posição do negro na Universidade, a relação entre cultura negra e cultura acadêmica, as dificuldades na divulgação da produção intelectual do negro e outros. Depoimentos de Dulce Pereira, Clóvis Moura, Fernando Conceição, Emanoel Araújo e Milton Santos.


A Negação do Brasil
De Joel Zito Araújo, 2000, 91min
Tabus, preconceitos e estereótipos raciais são discutidos a partir da história das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela brasileira. Baseado em suas memórias e em pesquisas, o diretor analisa as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros.



Dia 07/05

O Fio da Memória

De Eduardo Coutinho, 1991, 115min
O filme procura condensar, em personagens e situações do presente, a experiência negra no Brasil a partir de dois eixos: as criações do imaginário, sobretudo na religião e na música, e a realidade do racismo, responsável pela perda de identidade étnica e pela marginalização de boa parte dos brasileiros de origem africana.


Dia 13/05

Carolina

De Jeferson De, 2003, 15min
Final dos anos 50. Carolina de Jesus escreve seu diário. Dentro de seu barraco ela denuncia a fome, o preconceito e a miséria. Publicada, torna-se um sucesso editorial, sendo editada em 13 idiomas. Passadas algumas décadas, as palavras de Carolina continuam a ser uma denúncia contra a miséria em que se encontram milhões de pessoas.

Aqui Favela – O Rap Representa
De Júnia Torres e Rodrigo Siqueira, 2003, 82min
Uma viagem pelos caminhos por onde se constrói o movimento hip-hop em São Paulo e Belo Horizonte. O filme apresenta jovens desconhecidos que integram o movimento e algumas de suas principais expressões como Thaíde e Mano Brown, além de África Bannbaataa, Nelson Triunfo, Lady Rap, Shyrlane e outros.


Dia 14/05

Preto e Branco
De Carlos Nader, 2004, 73min
Documentário sobre relações raciais entre cidadãos comuns da cidade de São Paulo. Se, por um lado, o modelo racial brasileiro tem sido historicamente considerado uma solução original para eterna intolerância étnica no planeta, por outro, é também considerado uma farsa que visa esconder o abismo social entre brancos e não-brancos.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Ciclo em homenagem a Godard


















Diretor Jean-Luc Godard


Em comemoração aos 80 anos de nascimento do cineasta Jean-Luc Godard, a Fundação Cultural Badesc irá exibir quatro títulos do diretor, todos da primeira fase de sua filmografia. A curadoria e a apresentação são de Fernanda do Canto, designer gráfico formada pela UFSC. Durante o ano de 2008, ela fez um intercâmbio para o curso de Diseño de Imagen y Sonido, na Universidad de Buenos Aires, onde estudou teoria e história do cinema. No ano seguinte, como Trabalho de Conclusão de Curso, realizou uma análise visual sobre a cinematografia de Godard entre 1959 e 1965
Os filmes exibidos estão inseridos no movimento nouvelle vague e trazem uma postura auto crítica sobre o cinema, desafiando as convenções cinematográficas da época.
Nesses filmes, podem se traçar semelhanças como a preferência pelas filmagens nas ruas, com ilumi­nação natural, locações públicas e tomadas feitas ao azar. Seus personagens têm um caráter psicológico e ambíguo, cujas histórias pessoais ou motivações muitas vezes não são compartilhadas com o espectador.
As exibições ocorrem a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846


Programação:


05/05

Acossado - À bout de souffle
De Jean-Luc Godard, 1959, 90min
O filme retrata o amor fatal entre um criminoso fugitivo e uma jovem norte-americana aspirante a jornalista. Após um roubo de carro em Marselha, ele é perseguido por policiais a caminho de Paris. Na cidade se apaixona por Patrícia, que vende jornais. Michel divide seu tempo e suas angústias entre cobrar uma dívida e convencer Patrícia a fugir com ele.



Dia 12/05

Viver a Vida
- Vivre sa vie
Diretor: Jean-Luc Godard
Ano: 1962
Tempo: 80min
Em doze capítulos, o filme conta o drama de Nana, uma jovem que almeja iniciar a carreira de atriz, mas passa por dificuldades financeiras. Como não consegue pagar o aluguel, Nana é expulsa de casa, acusada de furto, e não encontrando outra solução, decide se prostituir.


Dia 19/05

Banda à Parte
- Bande à Part
Diretor: Jean-Luc Godard
Ano: 1964
Tempo: 92min
Frantz e Arthur, dois amigos habituados a dar golpes, conhecem a tí­mida Odile num curso de inglês. A moça, apaixonada por Arthur, conta aos dois sobre uma grande quantia de dinheiro que sua tia Victoria guarda em casa. Frantz e Arthur começam ime­diatamente a planejar o roubo e convencem Odile a ajudá-los


Dia 26/05

O demônio das onze horas
- Pierrot lê fou
Diretor: Jean-Luc Godard
Ano: 1965
Tempo: 115min
Ferdinand Griffon é um professor de língua espanhola casado com uma italiana. Em uma noite, o ca­sal vai a uma festa e deixa os filhos aos cuidados de Marianne, a quem Ferdinand parecia conhecer anteriormente. Na volta, Ferdinand e Marianne decidem fugir juntos e se envolvem com tráfico, conspirações políticas e muita literatura.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O drama no cinema italiano













Personagem Ângela de Um Coração Para Sonhar

O Gênero Literário Dramático teve suas origens na Grécia Antiga, possivelmente numa manifestação das festas em homenagem a Dionísio. O termo "dramático" quer dizer drama, ou seja Ação. Ele representa ações vividas pelos personagens num determinado espaço-tempo. E o drama será a base dos filmes apresentados no cineclube italiano da Fundação Cultural Badesc, em maio.
O filme desta terça-feira é Um Coração Para Sonhar com direção de Pupi Avati. O longa é o oitavo trabalho do diretor e concorreu ao prêmio Palma de Ouro em Cannes, em 2003. A história é de um tímido acadêmico do interior que vai estudar na cidade e irá se apaixonar por uma bela mulher que é cega.
O ciclo italiano de cinema é uma parceria com o Centro di Cultura Italiana. As exibições ocorrem às terças feiras, às 19h, no auditório da Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis. Mais Informações pelo telefone (48) 3224-8846


Confira a programação:

04/05
Um Coração Para Sonhar (Il Cuore Altrove) De Pupi Avati, Itália, 103min.
Nello Balocchi, 35 anos, é um homem tímido e voltado para o mundo acadêmico. Seu pai quer que vá viver numa cidade grande para que encontre uma mulher com quem casar. Enquanto vai descobrindo que tem um talento nato para o magistério, conhece Angela Gardini, uma mulher exuberante e cega, por quem se apaixona.




11/05
Meu Irmão é Filho Único
(Mio Fratello È Figlio Único) De Daniele Luchetti, Italia, 2007, 108min.
Entre 1960 e 1970, numa cidadezinha italiana, dois irmãos tentam mudar o mundo. O mais velho, Manrico, é um rapaz bonito e carismático, incitador que se torna ativista no partido comunista. Accio, o caçula, é revoltoso e está no partido fascista. Os irmãos se tornam rivais, não apenas na política, mas também no amor quando Accio percebe estar apaixonado por Francesca, namorada do irmão

18/05
Concorrência Desleal
(Concorrenza Sleale) De Ettore Scola, Italia, 2001, 110min.
Na Itália de 1938, em meio à Segunda Guerra Mundial, dois comerciantes de
roupas - um católico e outro judeu - disputam pela melhor clientela. Em meio a trapaças e discussões sem fim, eles vão descobrir uma forte amizade, quando um deles sofre com a intolerância do regime fascista.

25/05
A Janela de Frente
(La Finestra di Fronte) Ferzan Ozpetek, Itália, 2003, 106min.
Giovanna está casada com um marido dedicado e responsável. Ela trabalha como contabilista e toma conta das crianças. O marido traz para casa um velho com amnésia e acaba evidenciando as frustrações da vida rotineira do casal. Giovanna se irrita com a apatia do marido e vai projetar suas fantasias no belo e misterioso vizinho.

domingo, 2 de maio de 2010

Cinema francófono continua em maio

Safi Faye diretora de Cartas Camponesas (Divulgação)

A parceria de sucesso entre a Fundação Cultural Badesc e a Aliança Francesa está mantida para o mês de maio. O projeto do cineclube com produções em línguas francófonas começa amanhã e vai até o fim do mês, sempre às segundas-feiras.
Serão cinco títulos que vão desde Meu Tio da América do diretor Alain Resnais até Khamsa de Karim Dridi. O primeiro título exibido será o clássico senegalês Cartas Camponesas de 1973. O filme da diretora Safi Faye é sobre a busca de um rico camponês mau caráter por uma noiva em sua aldeia.
As exibições ocorrem a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846

Confira a programação abaixo:

Dia 03/05

Cartas Camponesas - Lettre Paysanne
De Safi Faye, 1973, 98min

Um camponês abastado e mau caráter decide se casar. Sua futura esposa deve possuir beleza perfeita, mas, segundo ele, as mulheres de sua aldeia não correspondem aos seus critérios de escolha. Um dia, uma jovem belíssima de passado misterioso aparece...

Dia 10/05

Tudo Perdoado - Tout est Pardonné
De Mia Hansen-love, 2007, 95min.

Victor vive em Viena com sua esposa e sua filha Pâmela. É primavera. Victor passa os dias fora, brinca com a filha e vadia no Parque. Mas acaba se apaixonando por outra mulher. Onze anos depois, Pamela descobre que o pai vive na mesma cidade e decide vê-lo novamente.

Dia 17/05

Meu Tio da América - Mon oncle d'amérique.

De Alain Resnais, 1980, 125min

O título do filme faz alusão a um personagem obscuro. Não se sabe se ele está morto, rico ou miserável, numa América que jamais aparece. Os labirintos aqui trilhados são os dos textos científicos de Henri Laborit, pesquisador do comportamento humano.

Dia 24/05

Khamsa - Khamsa.

De Karim Dridi, 2008, 95min

Depois de fugir de sua família adotiva, Khamsa volta para o acampamento cigano onde nasceu. Nada parece ter mudado desde que ele foi forçado a partir. Até que seu melhor amigo Coyote conhece um ladrãozinho com quem começa a realizar pequenos furtos.

Dia 31/05

Obras, a gente sabe quando começa... - Travaux, on sait quand ça commence…

De Brigitte Rouan, 2005, 95min

Chantal é uma advogada imbatível e implacável no tribunal. Na vida privada ela é condescendente com seus dois filhos adolescentes e o ex-marido. Ao fazer uma reforma no seu apartamento, ela contrata os serviços de um grupo de colombianos. A obra se transforma num pandemônio, e Chantal chega à beira de um ataque de nervos.