terça-feira, 4 de maio de 2010

Ciclo em homenagem a Godard


















Diretor Jean-Luc Godard


Em comemoração aos 80 anos de nascimento do cineasta Jean-Luc Godard, a Fundação Cultural Badesc irá exibir quatro títulos do diretor, todos da primeira fase de sua filmografia. A curadoria e a apresentação são de Fernanda do Canto, designer gráfico formada pela UFSC. Durante o ano de 2008, ela fez um intercâmbio para o curso de Diseño de Imagen y Sonido, na Universidad de Buenos Aires, onde estudou teoria e história do cinema. No ano seguinte, como Trabalho de Conclusão de Curso, realizou uma análise visual sobre a cinematografia de Godard entre 1959 e 1965
Os filmes exibidos estão inseridos no movimento nouvelle vague e trazem uma postura auto crítica sobre o cinema, desafiando as convenções cinematográficas da época.
Nesses filmes, podem se traçar semelhanças como a preferência pelas filmagens nas ruas, com ilumi­nação natural, locações públicas e tomadas feitas ao azar. Seus personagens têm um caráter psicológico e ambíguo, cujas histórias pessoais ou motivações muitas vezes não são compartilhadas com o espectador.
As exibições ocorrem a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846


Programação:


05/05

Acossado - À bout de souffle
De Jean-Luc Godard, 1959, 90min
O filme retrata o amor fatal entre um criminoso fugitivo e uma jovem norte-americana aspirante a jornalista. Após um roubo de carro em Marselha, ele é perseguido por policiais a caminho de Paris. Na cidade se apaixona por Patrícia, que vende jornais. Michel divide seu tempo e suas angústias entre cobrar uma dívida e convencer Patrícia a fugir com ele.



Dia 12/05

Viver a Vida
- Vivre sa vie
Diretor: Jean-Luc Godard
Ano: 1962
Tempo: 80min
Em doze capítulos, o filme conta o drama de Nana, uma jovem que almeja iniciar a carreira de atriz, mas passa por dificuldades financeiras. Como não consegue pagar o aluguel, Nana é expulsa de casa, acusada de furto, e não encontrando outra solução, decide se prostituir.


Dia 19/05

Banda à Parte
- Bande à Part
Diretor: Jean-Luc Godard
Ano: 1964
Tempo: 92min
Frantz e Arthur, dois amigos habituados a dar golpes, conhecem a tí­mida Odile num curso de inglês. A moça, apaixonada por Arthur, conta aos dois sobre uma grande quantia de dinheiro que sua tia Victoria guarda em casa. Frantz e Arthur começam ime­diatamente a planejar o roubo e convencem Odile a ajudá-los


Dia 26/05

O demônio das onze horas
- Pierrot lê fou
Diretor: Jean-Luc Godard
Ano: 1965
Tempo: 115min
Ferdinand Griffon é um professor de língua espanhola casado com uma italiana. Em uma noite, o ca­sal vai a uma festa e deixa os filhos aos cuidados de Marianne, a quem Ferdinand parecia conhecer anteriormente. Na volta, Ferdinand e Marianne decidem fugir juntos e se envolvem com tráfico, conspirações políticas e muita literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário