segunda-feira, 17 de maio de 2010

Programação da Semana

Dia 17/05 (segunda-feira) – Cinema Francês

19h – Meu Tio da América (Mon oncle d'amérique)
De Alain Resnais, França, 1980, 125min.
O título do filme faz alusão a um personagem obscuro. Não se sabe se ele está morto, rico ou miserável, numa América que jamais aparece. Os labirintos aqui trilhados são os dos textos científicos de Henri Laborit, pesquisador do comportamento humano.


Dia 18/05 (terça-feira) – Cinema Italiano

19h – Concorrência Desleal (Concorrenza Sleale)

De Ettore Scola, Italia, 2001, 110min.
Na Itália de 1938, em meio à Segunda Guerra Mundial, dois comerciantes de roupas - um católico e outro judeu - disputam pela melhor clientela. Em meio a trapaças e discussões sem fim, eles vão descobrir uma forte amizade, quando um deles sofre com a intolerância do regime fascista.


Dia 19/05 (quarta-feira): Ciclo Godard

19h - Banda à Parte (Bande à Part)

De Jean-Luc Godard, França, 1964, 92min.
Frantz e Arthur, dois amigos habituados a dar golpes, conhecem a tí mida Odile num curso de inglês. A moça, apaixonada por Arthur, conta aos dois sobre uma grande quantia de dinheiro que sua tia Victoria guarda em casa. Frantz e Arthur começam ime diatamente a planejar o roubo e convencem Odile a ajudá-los.


Exposição Preto e Branco de Walter Firmo

Abertura, dia 19, às 19h30. A exposição vai até 18 de junho.


A mostra tem curadoria do próprio Walter Firmo a partir de sua experiência fotográfica com os textos de Guimarães Rosa, abordando o ambiente do sertão mineiro. Com 20 imagens, a exposição faz parte do Festival Floripa na Foto.



Dia 20/05 (quinta-feira) – Sessão Brasil

19h - Eliane

De Ana Carolina Maciel e Caco Souza, São Paulo, 2002, 33min.
Documentário dedicado à atriz Eliane Lage (1928), estrela de filmes da Companhia Cinematográfica Vera Cruz como Caiçara (1950) de Adolfo Celi; Ângela (1951), de Tom Payne e e Sinhá Moça de Tom Payne e Osvaldo Sampaio. O filme mostra uma Eliane Lage desprovida da mitificação que o estrelato buscou lhe incutir. Seu depoimento e sua vivência irão nortear a narrativa de Eliane.


Dia 21/05 (sexta-feira) – Cinema, Chá e Cultura

19h - O Mercador de Veneza (The Merchant of Venice)

De Michael Radford, Estados Unidos, 2004, 138min.
Na cidade de Veneza, no século XVI, Bassanio pede a Antonio um empréstimo para que possa cortejar Portia, herdeira do rico Belmont. Antonio é rico, mas todo seu dinheiro está comprometido em empreendimentos no exterior. Assim ele recorre a Shylock, que vinha esperando uma oportunidade para se vingar de Antonio. O agiota impõe uma condição absurda. A exibição será seguida de uma explanação da Professora Dra. Anna Stegh Camati, teórica em Literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário