segunda-feira, 3 de maio de 2010

O drama no cinema italiano













Personagem Ângela de Um Coração Para Sonhar

O Gênero Literário Dramático teve suas origens na Grécia Antiga, possivelmente numa manifestação das festas em homenagem a Dionísio. O termo "dramático" quer dizer drama, ou seja Ação. Ele representa ações vividas pelos personagens num determinado espaço-tempo. E o drama será a base dos filmes apresentados no cineclube italiano da Fundação Cultural Badesc, em maio.
O filme desta terça-feira é Um Coração Para Sonhar com direção de Pupi Avati. O longa é o oitavo trabalho do diretor e concorreu ao prêmio Palma de Ouro em Cannes, em 2003. A história é de um tímido acadêmico do interior que vai estudar na cidade e irá se apaixonar por uma bela mulher que é cega.
O ciclo italiano de cinema é uma parceria com o Centro di Cultura Italiana. As exibições ocorrem às terças feiras, às 19h, no auditório da Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis. Mais Informações pelo telefone (48) 3224-8846


Confira a programação:

04/05
Um Coração Para Sonhar (Il Cuore Altrove) De Pupi Avati, Itália, 103min.
Nello Balocchi, 35 anos, é um homem tímido e voltado para o mundo acadêmico. Seu pai quer que vá viver numa cidade grande para que encontre uma mulher com quem casar. Enquanto vai descobrindo que tem um talento nato para o magistério, conhece Angela Gardini, uma mulher exuberante e cega, por quem se apaixona.




11/05
Meu Irmão é Filho Único
(Mio Fratello È Figlio Único) De Daniele Luchetti, Italia, 2007, 108min.
Entre 1960 e 1970, numa cidadezinha italiana, dois irmãos tentam mudar o mundo. O mais velho, Manrico, é um rapaz bonito e carismático, incitador que se torna ativista no partido comunista. Accio, o caçula, é revoltoso e está no partido fascista. Os irmãos se tornam rivais, não apenas na política, mas também no amor quando Accio percebe estar apaixonado por Francesca, namorada do irmão

18/05
Concorrência Desleal
(Concorrenza Sleale) De Ettore Scola, Italia, 2001, 110min.
Na Itália de 1938, em meio à Segunda Guerra Mundial, dois comerciantes de
roupas - um católico e outro judeu - disputam pela melhor clientela. Em meio a trapaças e discussões sem fim, eles vão descobrir uma forte amizade, quando um deles sofre com a intolerância do regime fascista.

25/05
A Janela de Frente
(La Finestra di Fronte) Ferzan Ozpetek, Itália, 2003, 106min.
Giovanna está casada com um marido dedicado e responsável. Ela trabalha como contabilista e toma conta das crianças. O marido traz para casa um velho com amnésia e acaba evidenciando as frustrações da vida rotineira do casal. Giovanna se irrita com a apatia do marido e vai projetar suas fantasias no belo e misterioso vizinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário