sexta-feira, 28 de maio de 2010

O imaginário de detentos na Jornada de Gênero


A Fundação Cultural BADESC tem em sua programação mensal uma noite dedicada ao cinema de gênero. São filmes que tratam de discutir o papel do ser-humano e suas relações. Sempre após a exibição há um momento de debate entre os presentes com convidados gabaritados. O eventto é realizado pelo Grupo de Estudos do Projeto Teatro e Gênero, coordenado pela Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda (CÊNICAS/CEART/UDESC).
A Jornada de Gênero de maio ocorre hoje com a apresentação do documentário Entrelinhas, dirigido pela artista catarinense Letícia Cardoso e o cineasta Pedro MC, através do Edital de Vídeo do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis, com montagem de Yannet Briggiler. O Documentário tem como foco da narrativa o diálogo da equipe de produção com o imaginário de pacientes (todos do sexo masculino) internados no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da Penitenciária de Florianópolis. O dispositivo de filmagem foi baseado num conceito definido por Freud como "atenção flutuante", que consiste numa escuta sem preocupação imediata com o que poderá ser retido da conversa. Dessa forma, os diretores se colocaram numa situação de aleatoriedade desejada, sem entrevista pré-marcada e abrindo espaço à espontaneidade das falas.
A convidada do noite a enriquecer o debate é Letícia Cardoso: graduada em Artes Plásticas na UDESC e mestre em Poéticas Visuais no Instituto de Artes da UFRGS.
A sessão começa às 19h, no auditório da Fundação. Mais informações pelo telefone: (48) 3224-8846

Nenhum comentário:

Postar um comentário