terça-feira, 11 de maio de 2010

Homenagem aos 80 anos de Godard

Jean-Luc Godard. Foto de A.R. Duckworth.

Em comemoração aos 80 anos de nascimento do cineasta Jean-Luc Godard, a Fundação Cultural Badesc irá exibir quatro títulos do diretor, todos da primeira fase de sua filmografia. A curadoria e a apresentação são de Fernanda do Canto, designer gráfico formada pela UFSC. Durante o ano de 2008, ela fez um intercâmbio para o curso de Diseño de Imagen y Sonido, na Universidad de Buenos Aires, onde estudou teoria e história do cinema. No ano seguinte, como Trabalho de Conclusão de Curso, realizou uma análise visual sobre a cinematografia de Godard entre 1959 e 1965
Os filmes exibidos estão inseridos no movimento nouvelle vague e trazem uma postura auto crítica sobre o cinema, desafiando as convenções cinematográficas da época.
Nesses filmes, podem se traçar semelhanças como a preferência pelas filmagens nas ruas, com ilumi­nação natural, locações públicas e tomadas feitas ao azar. Seus personagens têm um caráter psicológico e ambíguo, cujas histórias pessoais ou motivações muitas vezes não são compartilhadas com o espectador.
As exibições ocorrem a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48)3224-8846.

Confira o filme desta quarta-feira:


Viver a Vida - Vivre sa vie
De Jean-Luc Godard, 1962, 80min
Em doze capítulos, o filme conta o drama de Nana, uma jovem que almeja iniciar a carreira de atriz, mas passa por dificuldades financeiras. Como não consegue pagar o aluguel, Nana é expulsa de casa, acusada de furto, e não encontrando outra solução, decide se prostituir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário