terça-feira, 18 de maio de 2010

Walter Firmo em Preto e Branco na Fundação Badesc


A Fundação Cultural Badesc abre nesta quarta-feira, dia 19 de maio, às 19h30, a exposição Walter Firmo em Preto e Branco. A mostra faz parte do Festival de Fotografia Floripa na Foto 2010 e tem curadoria do próprio Firmo a partir da sua experiência fotográfica com os textos de Guimarães Rosa, abordando o ambiente do sertão. São 20 imagens que idealizam o sentido sertanejo do fotógrafo.

Além de Guimarães Rosa, Walter Firmo segue pelo estilo seco e cortante de Graciliano Ramos. Mas o sertão do fotógrafo é mais amplo. Explora o sentimento do homem longe da urbe, enfrentando-se diariamente na plantação, perdido na terceira margem de um rio, no rincão gaúcho, atolado no pantanal, ou embalado numa rede amazônica. Seu mundo sertanejo é tão abrangente quanto o tamanho continental do Brasil.

“O homem interiorano, a paisagem e a vida rude sempre me entusiasmaram em marcá-los em preto-e-branco. Aliás, tenho a certeza de que o que emite um País, que o transfigura, que lhe dá a força motriz é o que emana do seu centro. Todo País se faz do centro para sua periferia. É ali que se traduz o magma de uma nação, é ali que se alicerça seu caráter”, diz o fotógrafo.

Walter Firmo ministra oficina no festival e participa da abertura da exposição na Fundação Cultural Badesc. Para Lucila Horn, coordenadora do Festival de Fotografia Floripa na Foto 2010, Firmo exibe neste exposição “as suas traduções fotográficas, livres da ação nervosa no ato de escrever, mas, idealizadas na ação do fotógrafo que cria e recria outros conteúdos através da imaginação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário