quarta-feira, 12 de maio de 2010

Doc Brasil aborda questão racial


A Fundação Cultural Badesc apresenta uma programação de filmes que abordam a história, a cultura e os desafios que o povo de origem afro-brasileira encontra em nosso país. Um introdutório – mas representativo – recorte da produção documental brasileira, em filmes de diferentes estéticas, abordagens e vertentes de pensamento, mas cujo tema comum principal é a “questão racial” no Brasil.
As primeiras exibições ocorreram nos dias 6 e 7 deste mês. Nesta quinta e sexta-feira serão apresentados mais três documentários. Sempre às 19h, no auditório da Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis. Mais Informações pelo telefone (48) 3224-8846
Agradecimentos: Eduardo Coutinho, Arthur Autran, Júnia Torres, Carlos Nader e José Geraldo Couto.

Dia 13/05

Aqui Favela – O Rap Representa

De Júnia Torres e Rodrigo Siqueira, 2003, 82min
Uma viagem pelos caminhos por onde se constrói o movimento hip-hop em São Paulo e Belo Horizonte. O filme apresenta jovens desconhecidos que integram o movimento e algumas de suas principais expressões como Thaíde e Mano Brown, além de África Bannbaataa, Nelson Triunfo, Lady Rap, Shyrlane e outros.


Dia 14/05

Preto e Branco

De Carlos Nader, 2004, 73min
Documentário sobre relações raciais entre cidadãos comuns da cidade de São Paulo. Se, por um lado, o modelo racial brasileiro tem sido historicamente considerado uma solução original para eterna intolerância étnica no planeta, por outro, é também considerado uma farsa que visa esconder o abismo social entre brancos e não-brancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário