quarta-feira, 26 de maio de 2010

Última sessão do Ciclo Godard

Nos 80 anos do cineasta Jean-Luc Godard, a Fundação Cultural Badesc trouxe ao público quatro títulos do diretor, todos da primeira fase de sua filmografia. A curadoria e a apresentação são de Fernanda do Canto, designer gráfico formada pela UFSC. Durante o ano de 2008, ela fez um intercâmbio para o curso de Diseño de Imagen y Sonido, na Universidad de Buenos Aires, onde estudou teoria e história do cinema. No ano seguinte, como Trabalho de Conclusão de Curso, realizou uma análise visual sobre a cinematografia de Godard entre 1959 e 1965
Os filmes exibidos estão inseridos no movimento nouvelle vague e trazem uma postura auto crítica sobre o cinema, desafiando as convenções cinematográficas da época.
Nesses filmes, podem se traçar semelhanças como a preferência pelas filmagens nas ruas, com ilumi­nação natural, locações públicas e tomadas feitas ao azar. Seus personagens têm um caráter psicológico e ambíguo, cujas histórias pessoais ou motivações muitas vezes não são compartilhadas com o espectador.
A última exibição é nesta quarta-feira, a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846

Confira o filme de hoje:


O demônio das onze horas
- Pierrot lê fouDiretor: Jean-Luc Godard
Ano: 1965
Tempo: 115min
Ferdinand Griffon é um professor de língua espanhola casado com uma italiana. Em uma noite, o ca­sal vai a uma festa e deixa os filhos aos cuidados de Marianne, a quem Ferdinand parecia conhecer anteriormente. Na volta, Ferdinand e Marianne decidem fugir juntos e se envolvem com tráfico, conspirações políticas e muita literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário