sexta-feira, 16 de abril de 2010

Terence Rattigan no Cinema, Chá & Cultura

O segundo encontro de 2010 do projeto Cinema, Chá & Cultura ocorre hoje, dia 16 de abril (sexta-feira), às 19h, com a exibição de Nunca te amei (Mike Figgis, 1994, 97 min.). Este não é um título apropriado para traduzir o original, The Browning Version, segunda versão para o cinema da peça homônima de Terence Rattigan, que já foi levada ao cinema em 1951 (versão que foi exibida no Cinema, Chá e Cultura em 2008). Trata-se, aparentemente, de uma história cotidiana, na qual o protagonista Crocker-Harris (Albert Finney) é um rígido professor de grego e latim, que está se afastando da escola onde leciona. No entanto, peça e filme são também uma sofisticada releitura da mais famosa obra de Ésquilo, Agamêmnon, aqui transposta para o século XX e lidando com a interface entre o dramático e o trágico.
O comentário à peça de Rattigan e ao filme será feito por Maria Cecília de Miranda N. Coelho, graduada em Matemática e em Filosofia pela UnB,, mestre em Filosofia pela USP e doutora em Letras Clássicas pela USP, com estágio de doutoramento na Brown University. Ela foi Professora de Filosofia na UDESC, onde criou o Projeto Filocinema, e na PUCSP-COGEAE, no Curso Grego Antigo on-line. Atualmente faz pós-doutorado no Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da FALE-FAFICH/UFMG, com a pesquisa A produção de emoções e os esquemas retóricos no teatro grego antigo e no cinema.
Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona. Para os idealizadores, Professores Dra Anelise R. Corseuil (UFSC), Dra Brígida de Miranda (UDESC), Ms. Leon de Paula (UDESC) e Dra. Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema. A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida será exibido o filme, legendado, em formato DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário