quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Último Chá, Cinema e Cultura do ano



No último encontro de 2009 do Cinema, Chá & Cultura, na Fundação Cultural Badesc, sexta-feira, dia 6 de novembro, às 18 horas, será exibido Desejo e Reparação (Atonement, 2007), de Joe Wright, adaptação do romance de Ian McEwan. Embora não seja um filme baseado em uma peça teatral – foco habitual do projeto –, nesta história, a habilidade de fantasiar e criar cenas de uma jovem aspirante a dramaturga tem um papel determinante na narrativa.
Em 1935, no dia mais quente do ano na Inglaterra, Briony Talles (interpretada em três diferentes momentos por Saorsi Ronan, Romola Garai e Vanessa Redgrave) e sua família se reúnem num fim de semana na mansão familiar. O momento político é de tensão, por conta da 2ª Guerra Mundial. Em meio ao calor opressivo emergem antigos ressentimentos familiares. Cinco anos antes, Briony, então aos 13 anos, usa sua imaginação de escritora principiante para acusar Robbie Turner (James McAvoy), o filho do caseiro e amante da sua irmã mais velha, Cecília (Keira Knightley), de um crime que ele não cometeu. A acusação alterou de forma dramática várias vidas.
O mesmo diretor de Orgulho e Preconceito trabalha com ligações entre ficção e realidade, por meio das trajetórias de Cecilia (Keira Knightley) e Robbie (James McAvoy), mostradas sob diferentes ângulos. Vencedor do Oscar de melhor trilha sonora e do BAFTA de melhor filme, além de várias outras indicações, Desejo e Reparação será apresentado por Anelise Reich Corseuil, graduada em letras pela UFSC, e pós-doutora em Estudos de Cinema no Departamento de Estudos de Televisão, Teatro e Cinema da Universidade de Glasgow (Escócia).
Promovido pela Fundação Badesc e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona. A atividade é gratutita e se inicia com uma conversar em torno do chá, feito ao modo inglês. Filme legendado. Nesta última sessão de 2009 será sorteada entre os presentes uma bolsa de estudos para um curso intensivo de verão na Cultura Inglesa de Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário