terça-feira, 10 de novembro de 2009

Memórias|Sairómem a partir do dia 12 na FCB



O artista plástico Juliano Zanotelli abre a exposição MemóriasSairómem na quinta-feira, dia 12 de novembro, às 19 horas, na Fundação Cultural Badesc. Sairómem é anagrama exato de Memórias e cumpre a função de refletir para dentro de cada um as lembranças da infância.A mostra é interativa, com trabalhos baseados em jogos reais, em que os espectadores poderão jogar. O Dominó, por exemplo, é composto por 28 peças, assim como no original. Mas, ao invés de apresentar os números entre 0 a 6, o artista utiliza fotografias de brinquedos para formar as mais diversas combinações.
O Jogo de Damas de Zanotelli apresenta as 64 casas num tabuleiro quadriculado e 12 peças para cada jogador. Só que as peças preto e branco são substituídas por estampas distintas, uma delas com um cavalo Playmobil.
A Trilha, também conhecida por Moinho, segue o mesmo esquema do jogo original. O tablado em preto e branco é trocado por uma superfíce imaginária e suas nove peças são diferenciadas por imagens distintas. No Jogo da Velha o "x" e o "círculo" saem de cena e fotografias de dois bonecos de Playmobil assumem a função. Já Os Jogos da Memória são apresentados em uma espécie de quadro/mural com uma disposição fixa, mas podem ser reinventados segundo a imaginação dos espectadores. Na concepção de Zanotelli este jogo não possui pares coincidentes, mas sim fotos semelhantes.
A recorrência da infância tem ainda outros suportes na mostra MemóriasSairómem. Na exposição será apresenta a ‘personagem’ da vaquinha no barril em duas abordagens. Em uma delas, o brinquedo aparece dentro de uma caixa de acrílico em tamanho real e noutro em uma fotografia gigante, caracterizando a imponência que a imagem pode adquirir na memória dos visitantes.
Zanotelli nasceu em 1982 em São Miguel do Oeste, mas vive em Chapecó. É graduado em jornalismo pela Universidade do Contestado (UnC), de Concórdia, e pós-graduado em linguagens contemporâneas e novas tecnologias e em criatividade: artes e tecnologias pela Unochapecó, de Chapecó.Selecionado pelo edital da Fundação Badesc esta é a quarta vez que ele apresenta o seu trabalho fora da cidade onde vive.
Zanotelli foi premiado no 3º Salão de Novos Artistas de Chapecó e na 2ª e 4ª Maratona Fotográfica da Cidade de Chapecó. Em janeiro deste ano, participou da coletiva O Espelho no Acervo, no Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis. E em setembro da primeira edição do Projeto Panorama de Artes Visuais do SESC em Jaraguá do Sul. No mês de novembro o artista participa da segunda edição do Projeto Panorama de Artes Visuais do SESC em Chapecó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário