quinta-feira, 25 de março de 2010

Fundação Badesc promove Jornadas de Gênero

A Fundação Cultural Badesc promove a partir deste ano as Jornadas de Gênero, Teatro e Cinema. Serão realizadas exibições mensais de filmes com debate sobre questões de gênero por meio da análise de obras teatrais e cinematográficas sempre com a presença de um convidado.
A promoção é do Grupo de Estudos do Projeto Poéticas do feminino e masculino, coordenado pela professora Maria Brígida de Miranda (Udesc). A estreia será amanhã, sexta-feira, dia 26, às 19 horas, com o filme As Malibrans, de Jocy Oliveira e Marcelo Dantas, e com Fernanda Montenegro, Helena Varvaki e Mallu Galli no elenco.
As Malibrans analisa a construção da “Diva” a partir da legendária artista Maria Malibran. Com participação assombrosa de Fernanda Montenegro como “diva virtual”, a peça articula as cenas do sacrifício e mortes de Ifigênia,Desdêmona e Ofélia à análise do desejo dos diretores de matarem suas heroínas e o voyerismo masculino sobre o corpo feminino, em meio a citações de Verne, Kafka, Michel Poizat, Catherine Clement e da própria Malibran.
A convidada para debater o filme é Claudia Mussi, graduanda em artes cênicas, na UDESC, com trabalho final de conclusão de curso em teatro Ela tem que morrer: a permanência do mito e a subversão da encenação de morte de mulheres. Traduziu e fez a direção musical da peça Vinegar Tom, da inglesa.


Confira o making of da ópera de Jocy de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário