segunda-feira, 15 de março de 2010

César e Cleópatra abre o Cinema, Chá & Cultura

Versão inglesa da história de um dos mais famosos casais da antiguidade, o filme César e Cleópatra, de 1945 dirigido por Gabriel Pascal, será exibido sexta-feira (19), às 19 horas, na abertura de 2010 do projeto Cinema, Chá & Cultura no cineclube da Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis.
Estrelado por Vivien Leigh, Claude Rains e Stewart Granger, o longa foi realizado a partir do texto do dramaturgo Bernard Shaw, que também participou da elaboração do roteiro.
Escrita em 1898 e encenada pela primeira vez em 1907, a peça realça, na história de amor, principalmente seus aspectos políticos, estabelecendo a reflexão sobre o momento histórico pelo qual a Inglaterra passava e as características de seu imperialismo. Já a adaptação para o cinema realça questões privadas, embora tenha sido feita no contexto da 2ª Guerra, quando desejo e poder também determinavam o curso da política.
A convidada é a professora Bernadete Limongi, licenciada e mestre em letras pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutora pela Universidade de São Paulo (1985) e pós-doutora pela Universidade de Essex (Inglaterra). Especializada em Clarice Lispector, Virgínia Woolf, sátira e utopia, atualmente é professora da UFSC.
Promovido pela Fundação Cultural Badesc e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona. Para os idealizados do projeto, professores Anelise Corseuil (UFSC), Brígida de Miranda (Udesc), Leon de Paula (Udesc) e Maria Cecília Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema. A atividade começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês.


Trailer de César e Cleópatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário