quarta-feira, 30 de junho de 2010

Lançamento da publicação Papel


Papel é a primeira publicação realizada pelo grupo de pesquisa Rosa dos Ventos (UDESC/CNPq), em conjunto com a Editora da Casa. A produção deste livro partiu do interesse crescente dos membros do grupo Rosa dos Ventos pelo estudo de publicações de artista. O envolvimento de longa data de alguns dos artistas desse grupo com debates e experimentação nesse meio de expressão contagiou os demais membros, direcionando esforços coletivos para a realização desta primeira proposta em forma de livro, que certamente abrirá caminho para outras produções afins.
Todos os trabalhos são inéditos e foram construídos exclusivamente para esta publicação, levando em consideração os aspectos estruturais da forma livro. Ao folhear a seqüência de páginas de “papel”, percebe-se que cada artista buscou refletir de diferentes maneiras acerca do impacto desse material em seus processos de produção artística, assim como a respeito de seu uso e reciclagem na cultura contemporânea. O livro também inclui a tradução de fragmentos de um texto de Mallarmé, Crise de Vers, realizada por Fernando Scheibe.
Artistas participantes: Claudia Zimmer, Francisco Warmling, Juliana Crispe, Márcia Sousa, Maria Araujo, Marina Moros, Nara Milioli, Pamella Queiroz, Raquel Stolf, Rosana Bortolin, Sandra Correia Favero, Silvana Macêdo e Silvia Simões.
O coquetel de abertura será nesta quinta-feira, ás 19h, na Fundação Cultural Badesc.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Fotografias premiadas e expostas

Imagem de Iam Campigotto, em exposição.

Inaugura nesta quarta-feira, 23/06, a exposição Saber e Compartilhar na Fundação Cultural Badesc. Durante o Festival Floripa na Foto, alunos da UDESC puderam participar de um concurso que selecionou as melhores fotografias em três categorias: preto e branco, colorido e cotidiano. No evento, que começa às 19h, serão premiadas as melhores imagens. O Espaço Fernando Beck da Fundação Badesc irá expor os trabalhos até o dia 9 de julho. O horário de visitação, a partir da próxima sexta-feira, é das 12h às 19h. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Vídeo-arte dentro e fora da Fundação

Na noite da próxima quarta-feira a Fundação Cultural Badesc abre espaço à produção de vídeo-arte local. Alunos do curso de Cinema da UFSC apresentarão trabalhos de cinema expandido, performance urbana e instalação multimídia. As apresentações ocorrerão a partir das 19h no auditório e no jardim da Fundação. A concepção é de Clélia Mello.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Shakespeare no cinema


Nesta sexta-feira, às 19h, a Fundação Cultural Badesc abre as portas mais uma vez para o projetodo Cinema, Chá & Cultura Exibiremos Sonho de uma Noite de Verão (A Midsummer Night's Dream, 1999), baseado na peça homônima de Shakespeare. Neste filme mais recente (a famosa versão de 1935 já foi exibida no Cinema, Chá e Cultura), o diretor, Michael Hoffman, situa a trama no início do século 20. Demetrius e Lysander são apaixonados por Hermia, que só tem olhos para Lysander. Mas o pai de Hermia quer Demetrius como genro. Helena, por sua vez, queima de amor por Demetrius. Hermia e Lysander decnidem fugir da cidade na escuridão da noite. Demetrius, enfurecido, procura os dois, enquanto Helena vai atrás dele. No meio dessa confusão, filtros mágicos potencializam desencontros amorosos, e o que parece uma fábula ingênua revela muito da natureza humana.
A mediadora neste encontro é Brígida Miranda, Ph.D. em Teatro pela La Trobe University/Austrália, Master of Arts in Theatre Practice pela University of Exeter/Inglaterra e Graduada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília.
A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida será exibido o filme legendado.

Assista ao trailer em inglês:

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Marco Vasques lança dois livros

Amanhã (17/06) a noite haverá o lançamento de dois livros do escritor Marco Vasques. O livro Diálogos com a Literatura Brasileira - volume III, editado pela Letradágua e Editoras Movimento, obteve patrocínio da Eletrobrás pela Lei Rouanet e terá distribuição gratuita no evento, a partir das 19h, na Fundação Cultural Badesc. Vasques também discorre pelo mundo da poesia e apresenta, na mesma noite, o título Flauta sem Boca (Ed Letras Contemporâneas), com apresentação de Péricles Prade e ilustração de Fernando Lindote.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Experiências marcantes no Cine Itália

A Fundação Cultural Badesc e o Centro di Cultura Italiana de Santa Catarina dão continuidade ao cineclube italiano no mês de junho. Serão cinco títulos apresentados sempre às terças-feiras.
Os filmes em questão nos mostram personagens que passam por experiências que mudam suas vidas por completo. Desde um poeta exilado que ensina a arte de se expressar a um simples carteiro até a história de Rosalba que vai deixar a família para se sentir viva em Veneza.
O filme desta terça As Afinidades Eletivas dos irmãos Taviani é baseado no romance homônimo do escritor romântico Johann Goethe. Numa casa de campo, o jovem casal, Edoardo e Carlotta, recebe a visita de Ottone e Ottilia. Juntos fazem experiências que demonstram que certos elementos possuem afinidades eletivas, ou seja, uma atração especial uns pelos outros.
As exibições do ciclo italiano de cinema ocorrem sempre às 19h, no auditório da Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis. Mais Informações pelo telefone (48) 3224-8846.

Assista a um trecho do filme

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Ernesto Varela – o Repórter

No início dos anos 80 um personagem inusitado rompeu o marasmo da televisão brasileira. O ciclo “Ernesto Varela, o Repórter” resgata a série de reportagens feitas por Marcelo Tas e seus vários colaboradores. Com curadoria do cineasta José Rafael Mamigoniam, a sessão será amanhã, quinta-feira, a partir das 19h, no auditório da Fundação Cultural Badesc.
Desobedecendo as normas da mera reportagem jornalística – conjugando abordagem inusitada com o mais franco e incisivo humorismo – o surgimento de Ernesto Varela parece fundar em várias medidas as bases tanto para a modernização temática e narrativa na TV aberta no Brasil, como na experimentação de novas formas de relação com o meio televisivo, num modo de produção que tem se consolidado gradativamente: o da produção independente.
Para além das fronteiras que delimitam o que é e o que não é documentário, reencontrar a realidade brasileira sob o prisma do humor de Varela e seus Valdecis nos recoloca frente à frente com a própria história recente do Brasil em uma de suas mais irreverentes interpretações. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846.

Agradecimentos: Marcelo Tas, Associação Cultural Videobrasil, SESC-SP.

Assista a uma das matéria de Ernesto Varela:

terça-feira, 1 de junho de 2010

Sessão de vídeo arte no auditório da Fundação

Em março de 2010 dez artistas foram selecionados para participar de uma Residencia Artística no Edifício das Diretorias, marco da arquitetura modernista do estado de Santa Catarina e atual sede das secretarias de infraestrutura e transporte do estado. O resultado desta experiência será apresentado nesta quarta-feira, dia 02 de junho, às 19h, no auditório da Fundação Cultural Badesc.
Durante uma semana os participantes estiveram imersos num intenso processo criativo. Engajaram-se em debates teóricos, exercícios de estúdio, de composição e improvisação na cidade e no prédio, buscando discutir os paradigmas atuais da arte em espaços não tradicionais. O grupo observou, questionou e interveio na arquitetura, usos, fluxos e invisibilidades do Edifício das Diretorias.
Dirigido por Loli Menezes e Bianca Scliar, o vídeo é o produto das pesquisas, investigações plásticas e apropriações espaço-temporais durante a residência, propondo a partir de alterações efêmeras, uma arqueologia possível deste lugar onde as cidades catarinenses são planejadas.
Após a exibição haverá um debate aberto que discutirá as estratégias utilizadas no processo de trabalho, onde serão discutidas questões referentes ao Projeto Andares, e à intervenções em espaços alternativos, tais como:
O que a arte permite articular nesses espaços? Qual o limite entre o público e os participantes? Qual a diferença entre ocupação e articulação? Como elaborar estratégias que engajem aqueles com treino e prática artística para o envolvimento nas questões pragmáticas da cidade? Como aprimorar o intercâmbio e colaborações entre artistas e os técnicos e profissionais de arquitetura e urbanismo? Porque envolver-se nestes contextos? Qual o papel do artista fora da galleria/ museu? Como as questões urbanas se inserem nas práticas artísticas hoje?