terça-feira, 1 de junho de 2010

Sessão de vídeo arte no auditório da Fundação

Em março de 2010 dez artistas foram selecionados para participar de uma Residencia Artística no Edifício das Diretorias, marco da arquitetura modernista do estado de Santa Catarina e atual sede das secretarias de infraestrutura e transporte do estado. O resultado desta experiência será apresentado nesta quarta-feira, dia 02 de junho, às 19h, no auditório da Fundação Cultural Badesc.
Durante uma semana os participantes estiveram imersos num intenso processo criativo. Engajaram-se em debates teóricos, exercícios de estúdio, de composição e improvisação na cidade e no prédio, buscando discutir os paradigmas atuais da arte em espaços não tradicionais. O grupo observou, questionou e interveio na arquitetura, usos, fluxos e invisibilidades do Edifício das Diretorias.
Dirigido por Loli Menezes e Bianca Scliar, o vídeo é o produto das pesquisas, investigações plásticas e apropriações espaço-temporais durante a residência, propondo a partir de alterações efêmeras, uma arqueologia possível deste lugar onde as cidades catarinenses são planejadas.
Após a exibição haverá um debate aberto que discutirá as estratégias utilizadas no processo de trabalho, onde serão discutidas questões referentes ao Projeto Andares, e à intervenções em espaços alternativos, tais como:
O que a arte permite articular nesses espaços? Qual o limite entre o público e os participantes? Qual a diferença entre ocupação e articulação? Como elaborar estratégias que engajem aqueles com treino e prática artística para o envolvimento nas questões pragmáticas da cidade? Como aprimorar o intercâmbio e colaborações entre artistas e os técnicos e profissionais de arquitetura e urbanismo? Porque envolver-se nestes contextos? Qual o papel do artista fora da galleria/ museu? Como as questões urbanas se inserem nas práticas artísticas hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário