No início dos anos 80 um personagem inusitado rompeu o marasmo da televisão brasileira. O ciclo “Ernesto Varela, o Repórter” resgata a série de reportagens feitas por Marcelo Tas e seus vários colaboradores. Com curadoria do cineasta José Rafael Mamigoniam, a sessão será amanhã, quinta-feira, a partir das 19h, no auditório da Fundação Cultural Badesc.
Desobedecendo as normas da mera reportagem jornalística – conjugando abordagem inusitada com o mais franco e incisivo humorismo – o surgimento de Ernesto Varela parece fundar em várias medidas as bases tanto para a modernização temática e narrativa na TV aberta no Brasil, como na experimentação de novas formas de relação com o meio televisivo, num modo de produção que tem se consolidado gradativamente: o da produção independente.
Para além das fronteiras que delimitam o que é e o que não é documentário, reencontrar a realidade brasileira sob o prisma do humor de Varela e seus Valdecis nos recoloca frente à frente com a própria história recente do Brasil em uma de suas mais irreverentes interpretações. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846.
Agradecimentos: Marcelo Tas, Associação Cultural Videobrasil, SESC-SP.
Assista a uma das matéria de Ernesto Varela:
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Ernesto Varela – o Repórter
Marcadores:
doc brasil,
documentarios,
fundação cultural badesc,
humor,
jornalismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário