quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Orson Welles no Cinema, Chá e Cultura



Othello, vencedor da palma de ouro em 1952, é o longa em cartaz no cineclube Fundação Cultural Badesc/Cultura Inglesa.
Dirigido por Orson Welles, que também atua como protagonista, a obra foi, à época, a 12ª versão levada ao cinema de uma das mais famosas peças de Shakespeare, que trata de inveja e ciúme. Filmado na Itália e Marrocos, o filme demorou mais de dois anos para ser concluído e nele o renomado diretor de Cidadão Kane continua dando mostra de sua competência com a linguagem cinematográfica e compreensão da obra teatral. Dentre as várias abordagens da peça e do filme, foi escolhida a reflexão filosófica sobre o ciúme, a partir das ações de Otelo (Welles), Desdêmona (Suzanne Cloutier) e Iago (Michael Macliammoir).
A convidada desta sessão é a filósofa Maria de Lourdes Alves Borges, graduada em física pela UFRGS, especialização em DEA Philosophie pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), mestrado e doutorado em Filosofia pela UFRGS, pós-doutorado pela University of Pennsylvania e pela Humboldt-Universitat zu Berlin. Atualmente é professora do departamento de filosofia e secretária de cultura e arte da UFSC. Dentre suas publicações, há vários textos sobre as emoções em Kant, e o livro "Amor", editado pela Brasiliense.
Promovido pela Fundação Cultural Badesc e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, a sessão mensal é denominada Cinema, Chá & Cultura. É um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona. Os encontros são uma oportunidade de exibir filmes e de promover a discussão sobre as relações entre literatura (principalmente a dramática) e suas adaptações para o cinema. A atividade começa às 18h com uma conversa sobre a peça e o filme, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês. Em seguida ocorre a exibição de Othello, legendado e em formato DVD.

O que? Othello, Orson Welles, (USA,1952, Versão Restaurada)
Quando? 07/08 às 18h.
Onde? Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis,
tel.: (48) 3224-8846.
Quanto? Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário