segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Anjo ao Contrário


A Fundação Cultural Badesc lança na quarta-feira, dia 9, às 19h30, o livro O Anjo ao Contrário, de André Ramos e Nadir Ferrari. Com uma edição luxuosa, o livro exibe música e paisagem. São poemas inéditos de André Ramos com pinturas originais de Nadir Ferrari. Mas os poemas não foram escritos para descrever as pinturas. Nem as pinturas foram feitas para ilustrar os poemas. O Anjo ao Contrário contém duas obras independentes que foram unidas em livro. Os poemas e as pinturas se permeiam como dois líquidos. André faz uma poesia rimada, coloquial, sobre o cotidiano e Nadir exibe uma pintura minimalista, caligráfica, nascida da tradição japonesa do sumi-ê. "Os traços suaves e sóbrios da arte milenar japonesa têm, em nuances de negro, o movimento necessário para ora contrastar, ora acentuar a delicadeza, a densidade ou a estranheza de um dos muitos poemas deste livro cosmopolita", escreve Tânia Piacentini na apresentação da obra.

André Ramos nasceu em Lages, mas passou a maior parte de sua vida em Florianópolis, onde veio morar ainda criança com seus pais e quatro irmãos. Graduou-se em agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua, desde 1992, como professor e pesquisador da Divisão de Genética. André publicou dois livros de poesia: Lata de Banha, pela prefeitura de Lages, em 1986, e De Nariz na Vidraça, pela Editora da UFSC, em 1994, ambos com suas edições esgotadas. Em vários de seus poemas, expressa a influência forte e mesclada das terras onde viveu: os campos de Lages, a Ilha de Santa Catarina, Nova Scotia no Canadá e Bordeaux na França.

Nadir Ferrari nasceu em Arapongas, Paraná e também vive em Florianópolis. Pinta desde os 11 anos de idade. Fez graduação na Universidade Estadual de Londrina, mestrado na Federal do Paraná, doutorado em Oxford, e fez uma carreira científica e docente na UFSC, como geneticista, entremeando incursões na literatura e nas artes plásticas. Durante uma licença da UFSC, no início da década de 90, atuou de forma profissional com pintura, gravura e um pouco de literatura, em Rennes, França. Ao se aposentar, em 2006, retornou de forma mais regular a pintura, leitura e escrita, o que possibilitou este projeto com André Ramos.

Um comentário: