sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cineclube exibe ciclo de comédias italianas

O que Napoleão Bonaparte, três atores fracassados, uma complicada família italiana, alguns cinquentões brincalhões e uma jovem descolada têm em comum? Todos são personagens de algumas das melhores comédias já produzidas na Itália.
O Cineclube Badesc e o Centro de Cultura Italiana apresentam, neste mês de março, um ciclo de comédias. A estreia será com Meus Caros Amigos, do diretor Mario Monicelli, conhecido como “Rei da Comédia Italiana”, na terça-feira, dia 2. O longa conta a história de quatro amigos fanfarrões de meia-idade que não se cansam de pregar peças e passar trotes.
Os interessados podem comparecer à Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis, para assistir aos filmes, sempre às terças feiras, às 19h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone: (48) 3224-8846.

Programação:


Dia 02/03

Meus Caros Amigos - Amici Miei.
De Mario Monicelli
Ano: 1975
Tempo: 2h10
Classificação: 14

Conhecido como “O Rei da Comédia Italiana”, o diretor Mario Monicelli dirigiu nos anos 70 esta história sobre velhos amigos de escola. Através do jornalista e narrador Giorgio Perozzi (Philippe Noiret) conheceu o cotidiano de cinco cinqüentões que adoram pregar peças e passar trotes em quem se atreve a passar na frente deles. Pequenas histórias do grupo, que contadas por Perozzi, nos apresenta Lello Mascetti (Ugo Tognazzi), o conde falido; o Doutor Sassaroli (Adolfo Celi), o arquiteto Rambaldo Melandri (Gastone Moschin) e Necchi (Duílio Del Prete).


Dia 09/03
Pergunta-me se estou feliz - Chiedimi se sono felice.
De Aldo Baglio, Giovanni Storti,Giacomo Poretti
Ano: 2000
Tempo: 1h37
Classificação: 14 anos

Três inseparáveis aspirantes a atores e suas desastrosas vidas amorosas. Por enquanto eles estão apenas fazendo "pontas" em produções artísticas: Aldo como um figurante de ópera não confiável, Giacomo como dublador de filmes de baixo orçamento e Giovanni como um mímico nas lojas de departamentos da cidade. O segredo do sucesso do trio? “Queremos nos divertir, a vida é um jogo, e as pessoas podem sentir isso”. E esses três incorrigíveis, tão simples e irresponsáveis, conquistam os corações das audiências por todos os lugares com suas bobagens sem preocupações, alegrando com esse filme descontraído e ainda assim provocante.


Dia 16/03
Lição de Amor - Scusa ma ti chiamo amore.
Dir.: Federico Moccia
Ano: 2008
Tempo: 1h22
Classificação: 14 anos

Niki é uma garota de 17 anos que gosta de curtir a vida ao lado de seus amigos, indo a clubes e festas. Alex é um publicitário de sucesso, de 37 anos, que, após ser abandonado por sua namorada, possui uma vida social restrita aos seus velhos amigos. Em uma movimentada manhã, Niki bate com sua moto no carro de Alessandro e este incidente marca o início de uma virada na vida de ambos.


Dia 23/03
Meu caso com o imperador - Io e Napoleone.
Dir.: Paolo Virzi
Ano: 2006
Tempo: 1h50
Classificação: 14 anos

Ilha de Elba, 1814. A comunidade local está eufórica. Tudo por que o glorioso Napoleão Bonaparte se exila na ilha logo após abandonar o título de Imperador. Todos os moradores, pessoas simples, vêem a chegada de Napoleão como um presente dos deuses. O professor Martino é o único morador que não está contente com essa história, pois vê como uma ameaça. Por ironia do destino, Napoleão acaba contratando Martino como seu secretário particular e ele fica responsável por escrever as memórias do homem que ele mais odeia.



Dia 30/03
Parente... É Serpente - Parenti Serpenti.
De Mario Monicelli.Ano: 1996
Tempo: 1h40
Classificação: Livre

Uma família tipicamente italiana se reúne na casa da “nonna” para a ceia de Natal. Separados pela distância e estilos de vida bem diferentes, tudo transcorre em clima de festa, até que as verdadeiras personalidades de cada um dos irmãos vão sendo expostas e minam, aos poucos, o clima festivo. Há, por exemplo, a irmã hipocondríaca e intrometida, a outra é frustrada por não ter filhos e um dos casais tem uma filha adolescente comilona que sonha em ser bailarina. O que resta da fraternidade familiar vai por água abaixo, quando os avôs anunciam que decidiram morar com um dos filhos. A partir daí, começa um autêntico jogo de empurra-empurra, pois ninguém quer arcar com a responsabilidade. O que se segue, é uma comédia hilariante e muito divertida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário