quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Nova Sessão na FCB: Cinema Italiano



A Fundação Cultural Badesc inaugura um novo cineclube. Além das cinematografias de língua francesa, espanhola e inglesa, a fundação vai abrigar também um cineclube de idioma italiano, em convênio com o Centro de Cultura Italiana. A estréia é quinta-feira, dia 3, às 18h30.
O ciclo de abertura vai homenagear o ator e diretor Roberto Benigni. Serão exibidos quatro títulos, realizados entre 1988 e 2005. A Vida é Bela, seu filme mais famoso, vencedor de Melhor filme Estrangeiro em 1998, não entra em cartaz. Estão previstos títulos menos conhecidos do público brasileiro, mas todos com direção e atuação de Benigni. O filme de abertura é O tigre e a neve, de 2005, sobre a guerra do Iraque. Na segunda semana, entra em cartaz Pinóquio, de 2003. Completam o ciclo O monstro, de 1994, e O pequeno diabo, de 1988.

Já o cineclube em parceria com a Aliança Francesa, com sessões às segundas-feiras, apresenta este mês, no dia 14, cinco curtas de Alain Resnais: Guernica, As estátuas também morrem, Noite e neblina, o canto do Estireno e Toda memória do mundo. Dia 20, entra em cartaz a sessão Decididamente Animados, com 12 curtas de diversos diretores franceses. O ciclo é fechado no dia 28, com o drama Nas Cordas, de Magaly Richard-Serrano.

O Cinema Espanhol, exibido às quartas, tem programado quatro filmes de épocas e diretores variados: El Cid para o dia 9; Dom Quixote dia 16; Veneno da Madrugada, dia 23, e Antes do Anoitecer, dia 30.

O cineclube Cinema Chá e Cultura, de língua inglesa, que ocorre uma vez por mês, vai exibir Bent, baseado na peça homônima de Martin Sherman e dirigido por Sean Mathias. No elenco, uma presença inusitada, o vocalista do Rolling Stones, Mick Jagger.

Com a inauguração do cineclube em parceria com o Centro de Cultura Italiana, sobe para oito o número de cineclubes que funcionam no Centro Histórico de Florianópolis. A região do entorno da Praça 15, originalmente espaço das salas de cinema de rua até o início dos anos 90, está de volta às origens.

Além dos quatro cineclubes que funcionam na Fundação Badesc, há outros quatro.A região abriga ainda o Cineclube Ieda Beck da Cinemateca Catarinense, Cinema Falado do Museu Victor Meirelles, Cinearth do Museu da Escola Catarinense, e o Cineclube Brde. Em todas as salas, o ingresso é gratuito.

CICLO ROBERTO BENIGNI
Dia 3O tigre e a neve (La tigre e la neve, 2005). O poeta e professor universitário Attilo De Giovanni (Roberto Benigni) vive num mundo distante da realidade, em meio aos sonhos de conquistar a mulher que ama. Em 2003, logo depois de lançar o livro de poesia "O Tigre e a Neve", a realidade do mundo finalmente o atinge quando descobre que a mulher de seus sonhos foi ferida num dos primeiros bombardeios americanos sobre o Iraque. Ele consegue achá-la em Bagdá e se envolve então em inúmeras dificuldades para conseguir encontrar, em uma cidade destruída, os medicamentos de que ela precisa.

Dia 10 Pinóquio (Pinocchio, 2003). Gepeto (Carlo Giuffrè), um solitário carpinteiro, decide fazer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Com pena da solidão de Gepeto, a Fada Azul (Nicoletta Braschi) decide satisfazer seu desejo e dá vida a Pinóquio (Roberto Benigni), o boneco de madeira. Porém logo Pinóquio busca se tornar um garoto de verdade, o que faz com que ele se envolva em diversas confusões.

Dia 17 O montro (Il mostro, 1994). Um maníaco sexual e serial killer está à solta, mas erradamente a polícia suspeita de Loris (Roberto Benigni), um malandro de 5ª categoria que só rouba supermercados e não paga seu aluguel. Jessica Rossetti (Nicoletta Braschi), uma policial, recebe a missão de, disfarçada, conhecer Loris e, orientada por Jolanda Taccone (Dominique Lavanant), um psicólogo da polícia, provocar sexualmente Loris de todas as formas para despertar o “monstro” que existe nele. Mas as coisas não acontecem conforme o planejado.

Dia 24 O pequeno diabo (Il piccolo diavolo, 1988). Roberto Benigni é o diabo em pessoa! Com 400 anos de idade, ele está cansado de sua monótona vida no inferno. Na busca de novos "ares", o pequeno e ingênuo diabo resolve encarnar-se em uma mulher gorda chamada Giudutta. Para ajudá-la, o padre provinciano Maurice (Walter Matthau - Dois Velhos Rabugentos) é chamado e realiza o exorcismo. Mas o maligno ser está relutante em retomar para "casa" e por isso, resolve esconder-se na igreja, decidido a atormentar a vida do pobre padre. Passando-se por seu sobrinho, este ser atrapalhado e falador que não conhece as malícias e os costumes do mundo dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário