terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Exposição Coletiva Álbum na FCB


Sem título, Talita Esquivel

O retrato e o auto-retrato são os temas da exposição coletiva Álbum com abertura na quarta-feira, dia 16, às 19 horas, na Fundação Cultural Badesc em Florianópolis. É a última mostra do ano da fundação e reúne fotomontagem de Cássio Ferraz, pinturas de Talita Esquivel e Mônica Priori, e vídeo de Noah Kalina.
Segundo a curadora de Álbum, Fran Dossin, mestranda em artes visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), "A investigação poética desta exposição varia do conceitualismo ao humor pictórico, da criação de um novo Eu à cavaduras de memórias e lembranças familiares."
Cássio nasceu em São Paulo, mas cursou artes plásticas na Udesc. Na exposição, Álbum ele participa com a obra Yo, onde uma fotografia antiga de sua família é manipulada e o resultado aproxima-se da pintura. A foto utilizada no trabalho retrata a infância de Cássio durante a comemoração de seu aniversário. Na montagem, partes de seu corpo, principalmente a boca, é sobreposta à forte e imponente imagem de seu pai. Atualmente, Cássio trabalha no leste Europeu desenvolvendo proposições artísticas.
Talita é paranaense e cursa mestrado na Udesc. Sua obra é um tríptico de três auto-retratos, pintados com óleo sobre tela, e com dimensão de 0,80m x 2,40m. Já foi professora e atualmente dedica-se à pesquisa e à produção artística. Mônica Priori nasceu em São Paulo, mas vive no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. A artista utiliza tinta pva sobre papel jornal para retratar personagens com expressões de drama e muitas vezes de indiferença.
Noah Kalina é norte-americano e vive em Nova York. É graduado em fotografia pela School of Visual Arts. Nesta exposição apresenta o trabalho "Everyday", uma obra que possui uma trajetória de exposições, teve uma resenha no jornal New York Times e uma paródia no desenho animado Simpsons. O vídeo aborda a auto-imagem através de novas mídias e o YouTube como espaço auto-reflexivo para milhões de usuários, onde o vídeo está com quase 14 milhões de acesso.
Para realizar Everyda, Noah tirou uma foto de si mesmo todos os dias durante 6 anos. (http://www.youtube.com/watch?v=6B26asyGKDo)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Projeto MusicAção e Corais de Natal


Coral de Natal de 2008.

Amanhã, dia 11 de dezembro, o Projeto MusicAção da FCB abre a temporada de apresentações de Corais de Natal. As crianças do projeto se apresentam com regência de André Franzoni às 17h na sacada da FCB.
Na semana que vem, de 14 a 18 de dezembro sempre às 18h, irão acontecer apresentações do Corais das Escolas Municipais de Florianópolis com regência de Jackson Cardoso. Haverá também participação especial do ator Eduardo Bolina como Mané Noel.
Estão todos convidados a assistirem as apresentações no jardim da Fundação.
Escolas de Florianópolis participantes:
E.B. Mariana Conceição (Rio Vermelho)
E.B. Acácio G. São Thiago (Barra da Lagoa)
E.B. Henrique Veras (Lagoa)
E.B. João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares)
E.B. Brigadeiro E. Gomes (Campeche)
E.B. Anísio Teixeira (Costeira)
E.B. Beatriz Souza Brito (Pantanal)
E.B. Almirante Carvalhal (Coqueiros)
E.B. Maria Tombázia (Ponta das Canas)
E.B. Almirante Archmedes (Cachoeira)
E.B. Osmar Cunha (Canasvieiras)
E.B. Gentil Mathias (Ingleses)
E.B. Mâncio Costa (Ratones)
E.B. Paulo Fontes (Santo Antônio)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Anjo ao Contrário


A Fundação Cultural Badesc lança na quarta-feira, dia 9, às 19h30, o livro O Anjo ao Contrário, de André Ramos e Nadir Ferrari. Com uma edição luxuosa, o livro exibe música e paisagem. São poemas inéditos de André Ramos com pinturas originais de Nadir Ferrari. Mas os poemas não foram escritos para descrever as pinturas. Nem as pinturas foram feitas para ilustrar os poemas. O Anjo ao Contrário contém duas obras independentes que foram unidas em livro. Os poemas e as pinturas se permeiam como dois líquidos. André faz uma poesia rimada, coloquial, sobre o cotidiano e Nadir exibe uma pintura minimalista, caligráfica, nascida da tradição japonesa do sumi-ê. "Os traços suaves e sóbrios da arte milenar japonesa têm, em nuances de negro, o movimento necessário para ora contrastar, ora acentuar a delicadeza, a densidade ou a estranheza de um dos muitos poemas deste livro cosmopolita", escreve Tânia Piacentini na apresentação da obra.

André Ramos nasceu em Lages, mas passou a maior parte de sua vida em Florianópolis, onde veio morar ainda criança com seus pais e quatro irmãos. Graduou-se em agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua, desde 1992, como professor e pesquisador da Divisão de Genética. André publicou dois livros de poesia: Lata de Banha, pela prefeitura de Lages, em 1986, e De Nariz na Vidraça, pela Editora da UFSC, em 1994, ambos com suas edições esgotadas. Em vários de seus poemas, expressa a influência forte e mesclada das terras onde viveu: os campos de Lages, a Ilha de Santa Catarina, Nova Scotia no Canadá e Bordeaux na França.

Nadir Ferrari nasceu em Arapongas, Paraná e também vive em Florianópolis. Pinta desde os 11 anos de idade. Fez graduação na Universidade Estadual de Londrina, mestrado na Federal do Paraná, doutorado em Oxford, e fez uma carreira científica e docente na UFSC, como geneticista, entremeando incursões na literatura e nas artes plásticas. Durante uma licença da UFSC, no início da década de 90, atuou de forma profissional com pintura, gravura e um pouco de literatura, em Rennes, França. Ao se aposentar, em 2006, retornou de forma mais regular a pintura, leitura e escrita, o que possibilitou este projeto com André Ramos.