sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A mulher é o tema do ciclo de cinema espanhol

Neste mês de março, o Cineclube Badesc e o Instituto Cervantes promovem uma programação com produções dirigidas ou concebidas por mulheres. O ciclo é composto por cinco sessões de filmes contemporâneos: um longa-metragem de ficção, um documentário de cunho sociológico e histórico, um documentário criativo e uma sessão de curtas-metragens.
A primeira exibição será na quarta (3/março), com O Melhor de Mim, de Roser Aguiar, que apresenta os dilemas de Raquel no mundo amoroso. Desde a infância, quando a menina reparava que ao seu redor só se falava em amor, até a maturidade, onde descobre as dificuldades e belezas deste sentimento.
As sessões são sempre às quartas feiras, às 19h, no auditório da Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone: (48) 3224-8846.


Programação:

Dia 03/03
O Melhor de Mim – Lo Mejor de Mi
De Roser Aguiar
Ano: 2007
Tempo: 1h26
Classificação: 12
Quando era pequena, Raquel não podia entender por que em todo lugar se falava de amor: no rádio de casa, na televisão, nos filmes de sábado à tarde e, sobre tudo, nas músicas. E pensava no que aconteceria se não encontrasse ninguém que a quisesse. Agora Raquel vai viver com Tomás. Deverá pensar sobre o que está disposta a fazer por amor e descobrirá o bonito e o difícil de amar alguém de verdade.


Dia 10/03
O Segredo de Educar – El Secreto de Educar
De Sonia Tercero
Ano: 2008
Tempo: 1h
Classificação: Livre

Documentário que repassa, através de quinze entrevistas com professores e ex-alunos, a trajetória de um colégio que abriu suas portas em plena ditadura e que, enfrentando o Regime por seguir os passos da Institución Libre de Enseñanza e do Instituto Escuela, irá driblando numerosas dificuldades para conseguir o objetivo de educar em respeito à criança e ao ser humano. As protagonistas desta façanha são três mulheres: Jimena Menéndez Pidal, Ángeles Gasset e Carmen García del Diestro.


Dia 17/03
Nadar
De Carla Subirana
Ano: 2008
Tempo: 1h34
Classificação: Livre

Meu avô foi fuzilado em 1940 por cometer três assaltos à mão armada. Quando comecei a pesquisa, minha avó era a única pessoa que podia me falar disso, mas tinha Alzheimer. Três gerações de mulheres sozinhas enfrentam um segredo guardado durante anos. Será o ponto de partida de uma investigação que narra uma viagem pessoal e reflete sobre a perda da memória familiar e coletiva.



Dia 24/03
Às de Copas – As de Corazones
De Silvia González Laá
Ano: 2006
Tempo: curta-metragem / 12min
Classificação: Livre

Um homem idoso triste e desencantado, que passa o dia jogando cartas em um bar com seu único amigo, tem de passar a tarde cuidando de uma neta que quase não conhece, uma menina nepalesa adotada.


Rémoras
De Marisa Lafuente
Ano: 2007
Tempo: curta-metragem / 20min
Classificação: Livre

O que é mais difícil: pedir perdão ou ser perdoado…?


Teste
De Marta Aledo e Natalia Mateo
Ano: 2007
Tempo: curta-metragem / 12min
Classificação: 14

Assistiremos a quatro momentos fundamentais na vida de quatro mulheres. Umas buscaram isso com toda sua energia e para outras será uma surpresa, mas todas sabem que a notícia mudará suas vidas.


A Aula – La Clase
De Beatriz M. Sanchís
Ano: 2008
Tempo: curta-metragem / 20min
Classificação: Livre

Documentário que reúne a magia de uma primeira experiência: o primeiro contato com a interpretação dos meninos da quarta série primária. Através dos olhos das crianças vivemos seu processo de aprendizagem desde as primeiras lições até enfrentarem a apresentação do fim do curso diante de seus pais.


Dores – Dolores
De Manuela Moreno
Ano: 2008
Tempo: curta-metragem / 10min
Classificação: Livre

Um ponto de ônibus. Uma tarde qualquer. Duas pessoas e suas solidões se cruzam casualmente. Seus mundos são diferentes, mesmo assim compartilham sonhos e esperanças. Mas…

Cineclube exibe ciclo de comédias italianas

O que Napoleão Bonaparte, três atores fracassados, uma complicada família italiana, alguns cinquentões brincalhões e uma jovem descolada têm em comum? Todos são personagens de algumas das melhores comédias já produzidas na Itália.
O Cineclube Badesc e o Centro de Cultura Italiana apresentam, neste mês de março, um ciclo de comédias. A estreia será com Meus Caros Amigos, do diretor Mario Monicelli, conhecido como “Rei da Comédia Italiana”, na terça-feira, dia 2. O longa conta a história de quatro amigos fanfarrões de meia-idade que não se cansam de pregar peças e passar trotes.
Os interessados podem comparecer à Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis, para assistir aos filmes, sempre às terças feiras, às 19h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone: (48) 3224-8846.

Programação:


Dia 02/03

Meus Caros Amigos - Amici Miei.
De Mario Monicelli
Ano: 1975
Tempo: 2h10
Classificação: 14

Conhecido como “O Rei da Comédia Italiana”, o diretor Mario Monicelli dirigiu nos anos 70 esta história sobre velhos amigos de escola. Através do jornalista e narrador Giorgio Perozzi (Philippe Noiret) conheceu o cotidiano de cinco cinqüentões que adoram pregar peças e passar trotes em quem se atreve a passar na frente deles. Pequenas histórias do grupo, que contadas por Perozzi, nos apresenta Lello Mascetti (Ugo Tognazzi), o conde falido; o Doutor Sassaroli (Adolfo Celi), o arquiteto Rambaldo Melandri (Gastone Moschin) e Necchi (Duílio Del Prete).


Dia 09/03
Pergunta-me se estou feliz - Chiedimi se sono felice.
De Aldo Baglio, Giovanni Storti,Giacomo Poretti
Ano: 2000
Tempo: 1h37
Classificação: 14 anos

Três inseparáveis aspirantes a atores e suas desastrosas vidas amorosas. Por enquanto eles estão apenas fazendo "pontas" em produções artísticas: Aldo como um figurante de ópera não confiável, Giacomo como dublador de filmes de baixo orçamento e Giovanni como um mímico nas lojas de departamentos da cidade. O segredo do sucesso do trio? “Queremos nos divertir, a vida é um jogo, e as pessoas podem sentir isso”. E esses três incorrigíveis, tão simples e irresponsáveis, conquistam os corações das audiências por todos os lugares com suas bobagens sem preocupações, alegrando com esse filme descontraído e ainda assim provocante.


Dia 16/03
Lição de Amor - Scusa ma ti chiamo amore.
Dir.: Federico Moccia
Ano: 2008
Tempo: 1h22
Classificação: 14 anos

Niki é uma garota de 17 anos que gosta de curtir a vida ao lado de seus amigos, indo a clubes e festas. Alex é um publicitário de sucesso, de 37 anos, que, após ser abandonado por sua namorada, possui uma vida social restrita aos seus velhos amigos. Em uma movimentada manhã, Niki bate com sua moto no carro de Alessandro e este incidente marca o início de uma virada na vida de ambos.


Dia 23/03
Meu caso com o imperador - Io e Napoleone.
Dir.: Paolo Virzi
Ano: 2006
Tempo: 1h50
Classificação: 14 anos

Ilha de Elba, 1814. A comunidade local está eufórica. Tudo por que o glorioso Napoleão Bonaparte se exila na ilha logo após abandonar o título de Imperador. Todos os moradores, pessoas simples, vêem a chegada de Napoleão como um presente dos deuses. O professor Martino é o único morador que não está contente com essa história, pois vê como uma ameaça. Por ironia do destino, Napoleão acaba contratando Martino como seu secretário particular e ele fica responsável por escrever as memórias do homem que ele mais odeia.



Dia 30/03
Parente... É Serpente - Parenti Serpenti.
De Mario Monicelli.Ano: 1996
Tempo: 1h40
Classificação: Livre

Uma família tipicamente italiana se reúne na casa da “nonna” para a ceia de Natal. Separados pela distância e estilos de vida bem diferentes, tudo transcorre em clima de festa, até que as verdadeiras personalidades de cada um dos irmãos vão sendo expostas e minam, aos poucos, o clima festivo. Há, por exemplo, a irmã hipocondríaca e intrometida, a outra é frustrada por não ter filhos e um dos casais tem uma filha adolescente comilona que sonha em ser bailarina. O que resta da fraternidade familiar vai por água abaixo, quando os avôs anunciam que decidiram morar com um dos filhos. A partir daí, começa um autêntico jogo de empurra-empurra, pois ninguém quer arcar com a responsabilidade. O que se segue, é uma comédia hilariante e muito divertida!

Histórias de encontros no ciclo de cinema francês

A Fundação Cultural Badesc, em parceria com a Aliança Francesa, retoma as atividades da Mostra de Cinema Francês na segunda-feira (1/março). Durante o mês, o Cineclube Badesc irá exibir cinco títulos franceses de diferentes diretores. São filmes que contam histórias de encontros que mudaram a vida de seus personagens. Entre os longas selecionados, está o premiado Barakat!, com direção de Djamila Sahraoui. As exibições ocorrem todas as segundas feiras, às 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone: (48) 3224-8846.


Programação:

Dia 01/03
A Ilha de Black Mor - L'Ile de Black Mor (animação).
De Jean-François Laguionie
Ano: 2004
Tempo: 1h20Classificação: Livre

No ano de 1803, Kid é uma criança de quinze anos que escapa do orfanato onde vivia como um prisioneiro. Ignora o seu verdadeiro nome e tem por única riqueza o mapa de uma ilha do tesouro, caída do livro de Black Mor, um famoso pirata ao qual desejaria assemelhar-se. Com dois saqueadores de barcos, Mac Gregor e La Ficelle, Kid rouba a embarcação do guarda costeiro e lança-se à procura de uma famosa ilha. Mas não se passa nada como nos livros de piratas. Em procura de sua identidade, Kid é mais frágil que se possa imaginar, e muitas aventuras o aguardam antes de chegar à Ilha de Black Mor.



Dia 08/03
Barakat!
De Djamila Sarahoui
Ano: 2006
Tempo: 1h34
Classificação: 12 anos

Amel é médica de emergência num hospital, na Argélia. Ela se esforça, na medida do possível, para conciliar sua profissão e sua juventude, apesar da guerra civil. Uma noite, voltando para casa, Amel constata que seu marido jornalista desapareceu e decide partir à sua procura. Vai acompanhada de Khadidja, uma enfermeira que, em sua juventude, ficou conhecida nos combates pela independência.


Dia 15/03
Duas Garotas Românticas – Les Demoiselles de Rochefort
De Jacques Demy
Ano: 1967
Tempo: 1h31
Classificação: 16 anos

Delphine e Solange são duas irmãs gêmeas encantadoras e espirituosas de 25 anos. Delphine, a loira, dá aulas de dança e Solange, a ruiva, aulas de música. Elas vivem, então, da música e sonham ir para Paris e ter uma vida de fantasias. Alguns empresários chegam à cidade e passam a frequentar o bar que é da mãe delas. Uma grande feira é promovida e um marinheiro sonhador está à procura da mulher ideal.

Dia 22/03
Os Maus Perdedores – Les Mauvais Joueurs
De Frédéric Balekdjian
Ano: 2005
Tempo: 1h25
Classificação: 14 anos

Paris, o bairro do Sentier. O Natal aproxima-se e a vida de Vahé Krikorian vai por água a baixo. A loja de seu pai, com quem trabalha, fechará em breve. Muitas dívidas e devedores. Lu Ann, a mulher chinesa que ele ama, deixa-o e ele sente que as trapaças, que pratica com seu irmão, não vão levá-lo à lugar algum. Yuen, o irmão de Lu Ann, ilegalmente, na França, recusa-se a trabalhar para a gangue que o trouxe, sem dar-se conta do perigo que o espreita. Tomando-se de afeto por ele, Vahé decide ajudar. Aos poucos, um laço de amizade se tece entre eles e coloca à prova a lealdade de Vahé contra seus velhos amigos. Apesar de a vida parecer retomar seu curso, algo se rompeu em Vahé. Algo que ele não controla. Algo irreparável.

Dia 29/03
História de um Encontro - Histoire d'une Rencontre
De Brahim Tsaki
Ano: 1983
Tempo: 1h20
Classificação: Livre

Duas crianças surdas e mudas. A menina, filha de um engenheiro americano; o menino, filho de um camponês argentino. Eles se encontram e conseguem se comunicar, ultrapassando todas as barreiras culturais que os separam.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Casa cheia para lançamento de DVD

Em princípio todos acharam que, com o tempo ruim na Capital, o lançamento do DVD de Luiza Lins e Marco Martins seria restrito aos mais chegados. No entanto, o auditório da Fundação Cultural Badesc não deu conta do número de pessoas que compareceram, tendo de ser feita uma segunda sessão para exibir o filme "Campeonato de Pescaria", dirigido e roteirizado por Luiza e Marco.

Eram atores, diretores, produtores, amigos, curiosos e famílias presentes. E, como o DVD em questão é voltado ao público infantil, as crianças também vieram em peso. Não só os atores mirins do filme como, também, crianças acompanhadas de seus pais.

O trabalho da dupla de diretores divide espaço no DVD com "O Mistério do Boi de Mamão", dirigido apenas por Luiza Lins. Juntos, os dois filmes foram premiados pelo Edital Curta Criança, do Ministério da Cultura e exibidos em todo o país pela TV Cultura.



Reconhecimento aos diretores Luiza Lins e Marcos Martins

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Curtas catarinenses são lançados em DVD

Premiados pelo Edital Curta Criança, do Ministério da Cultura, os curtas Campeonato de Pescaria, de Luiza Lins e Marco Martins, e O Mistério do Boi de Mamão, de Luiza Lins, rodados em Florianópolis e exibidos na TV Brasil para todo o país, chegam agora ao mercado em DVD. O lançamento ocorre na quarta-feira (24/2), às 19 horas, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis.
Inspirados na cultura do litoral catarinense, as duas ficções abordam a infância. Segundo Luiza, lançar o DVD é possibilitar que mais crianças possam assistir aos filmes, que retratam a cultura, a geografia, e o sotaque das regiões onde os curtas foram rodados.
Com locações na Praia do Pântano do Sul e na Lagoa da Conceição, Campeonato de Pescaria mostra a realidade das crianças nativas, que brincam na rua, pescam e se divertem em meio à natureza. O filme narra uma aventura que acontece no litoral catarinense, quando a comunidade organiza um torneio de pesca para que as crianças se divirtam durante as férias.
Lançado em 2009, o filme foi realizado pela Lume Produções Culturais,empresa produtora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em parceria com outras produtoras, como Orbital Filmes e Mídia Effects.
Já O Mistério do Boi de Mamão, lançado em 2006, foi rodado na Lagoa da Conceição. Inspirado no folclore do Boi de Mamão, uma brincadeira popular que acontece no litoral catarinense, o filme conta a história do menino Deni, torcedor do Avaí, que vive uma grande aventura ao tentar descobrir o sumiço do boneco do Boi de Mamão. A realização é da Lume Produções Culturais.


Distribuição para todo o Brasil

Os dois filmes, reunidos em um DVD duplo, serão vendidos em livrarias de Florianópolis e também no site: http://www.faganello.com/ por R$ 12,00. Comprando pelo site, o consumidor recebe em casa em qualquer lugar do Brasil sem custo adicional.
Com isto, um dos sérios problemas do cinema independente do Brasil que é a distribuição, começa a ser enfrentado com bons resultados em Santa Catarina. A distribuidora virtual da Faganello Comunicações, em poucos meses de atividade, já conta com cinco títulos à disposição do público, e a partir desta semana passa a distribuir também Campeonato de Pescaria e O Mistério do Boi de Mamão.
O objetivo é buscar uma alternativa focada no potencial de filmes de qualidade e numa demanda por obras independentes que existe em todo o Brasil. O projeto da distribuidora é atender ao público que procura por obras pouco exibidas no cinema ou na televisão.



O QUÊ: Lançamento dos DVD duplo comos curtas Campeonato de Pescaria, de Luiza Lins e Marco Martins e O Mistério do Boi de Mamão, de Luiza Lins.
QUANDO: Quarta-feira (24/2), às 19 horas.
ONDE: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, fone (48) 3224-8846.
QUANTO: Entrada gratuita. O preço do DVD com os dois filmes é R$ 12,00.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Resultado Edital 2010 de Exposições FCB

Dentre as 68 propostas inscritas no Edital 2010 os artistas selecionados são:

Yara Guasque (Florianópolis SC)
Ana Luiza Kalaydjian (São Paulo SP)
Roberta Tassinari (Florianópolis SC) e Janor Vasconcelos (Criciúma SC)

A Comissão de Seleção de Edital 2010 foi composta por:

Clélia Mello – Curadora, crítica de arte e professora.
José Francisco Alves de Almeida – Artista, crítica de arte e curador.
Nadja Lamas – Arte-educadora e crítica de arte.

Aos artistas não selecionados, agradecemos a participação e as propostas se encontram a disposição na FCB num prazo de 60 dias, após serão descartados.