terça-feira, 15 de setembro de 2009

Hoje o Cineclube FCB recebe Mostra 20 anos de Funcine



Editais de produção, apoio a festivais, e empréstimo de equipamentos são alguns das políticas desenvolvidas pelo Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine), que comemora aniversário de 20 anos no dia 18. Para esta semana, está prevista uma mostra de curtas de segunda a sexta-feira (14 a 18), às 19 horas, no Centro, Lagoa, Armação e Trindade.Serão exibidos 18 filmes, a maioria com o selo do Funcine, mas foram incluídos também curtas de diretores que estão ligados à gênese do Fundo, como uma forma de homenagear àqueles que participaram da luta pela criação do principal órgão municipal de cinema.

Aqui na Fundação Cultural Badesc o tema da sessão será o ecletismo, a mistura de gerações de diretores, como um olhar para o passado e o futuro do cinema catarinense.
A sessão nesta terça-feira, 15, começa às 19h.
Programação:
Manhã de Zeca Pires e Noberto Depizzolatti (Foto)
Nem o Céu Nem a Terra de Isabela Hoffmann
Desterro de Eduardo Paredes
Quem disse que eu to indo pra casa? Marco Stroisch

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

5 Court-métrages Resnais



Hoje, dia 14 às 18h30, será exibido no Cineclube FCB uma coletanêa de curtas-metragens de Alain Resnais cedidos pela Aliança Francesa. Entre eles, Noite e Neblina, um documentário de 1955 que filma os campos de concentração anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial.
O discurso do filme é construído a partir desse distanciamento temporal.
A programação de hoje se completa com os curtas: Guernica, As Estátuas Também Morrem,
O Canto do Estireno, Toda a Memória do Mundo.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Semana Completa com Cinema

Semana que vem tem cinema todos os dias na Fundação Cultural Badesc.
Segunda Feira é dia de Cinema Francês em parceria com a Aliança Francesa. No próximo dia 14 será exibido uma coletanêa de 5 curtas metragens de Alain Resnais: Guernica, As Estátuas também morrem, Noite e Neblina, O Canto do Estireno, Toda a Memória do Mundo.
Na Terça-Feira, dia 15 às 19h, o Cineclube FCB receberá a Mostra de Curtas comemorativa de 20 anos do Funcine.
Programação:
Manhã, de Zeca Pires e Noberto Depizzolatti,
Nem o Céu, Nem a Terra, de Isabela Hoffmann
Desterro, de Eduardo Paredes
Quem disse que eu to indo pra casa? Marco Stroisch
Já na Quarta-Feira o Instituto Cervantes na FCB o filme Don Quixote de Orson Welles, na Quinta-Feira continua o ciclo Roberto Benigni com o filme O Monstro. Na Sexta-feira O Chá, Cinema e Cultura promovido pela Cultura Inglesa de Florianópolis e pela FCB nesse mês de setembro irá exibir Bent, de Sean Mathias. E como convidado para o debate o Prof Leon de Paula.

Programe sua semana chuvosa com bastante cinema e fique atento ao blog que a patir de Segunda-Feira trará mais informações sobre cada sessão.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Pinocchio, de Roberto Benigni




Quinta-feira é dia de Cinema Italiano no Cineclube FCB em parceria com o Centro di Cultura Italiana. Amanhã, dia 10, será exibido dentro do ciclo Roberto Benigni, Pinóquio.
Assim como em seus outros filmes, Benigni se envolve no processo por completo, é co-roteirista, diretor e também protagonista.
Sinopse: Gepeto decide fazer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Para satisfazer seu desejo, uma fada dá vida a Pinóquio, o boneco de madeira que se envolve em diversas confusões.

A sessão começa às 18h30, bom filme.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sessão lotada de Entrelinhas


Foto: Fifo Lima


Foto: Felipe Obrer

Na última sexta-feira a FCB recebeu no espaço a estréia do documentário catarinense, Entrelinhas. Bastante gente compareceu ao evento e as duas sessões lotaram.
Na primeira foto, Pedro MC, que em parceria com Letícia Cardoso co-dirigiu o doc, conversa com o público e na outra foto a confraternização após o debate.
Clicando aqui, você confere uma crítica a respeito de Entrelinhas, publicada no blog Cine-Luz de Fifo Lima.

El Cid



Amanhã, dia 9, o Cineclube FCB exibe em parceria com o Instituto Cervantes o filme El Cid, com Sophie Loren (foto) e Charlton Heston. Dirigido por Anthony Mann, o filme conta a história do lendário El Cid. No século XI o herói cristão procurar celebrar a paz entre os membros da realeza visando promover a unificação da Espanha que na época era dividida entre cristãos e mouros (mulçumanos).

A sessão começa às 18h30, bom filme.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

É hoje a estréia de Entrelinhas na FCB



A relação da equipe com pacientes do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Santa Catarina. Como dispositivo a atenção flutuante, como investigação as relações do inconsciente.

Um documentário de Letícia Cardoso e Pedro MC.
O evento começa às 19h com a exibição e logo após um debate com Jósé Geraldo Couto e Maria Cristina R. Pereira. Haverá uma outra sessão às 21h.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Nova Sessão na FCB: Cinema Italiano



A Fundação Cultural Badesc inaugura um novo cineclube. Além das cinematografias de língua francesa, espanhola e inglesa, a fundação vai abrigar também um cineclube de idioma italiano, em convênio com o Centro de Cultura Italiana. A estréia é quinta-feira, dia 3, às 18h30.
O ciclo de abertura vai homenagear o ator e diretor Roberto Benigni. Serão exibidos quatro títulos, realizados entre 1988 e 2005. A Vida é Bela, seu filme mais famoso, vencedor de Melhor filme Estrangeiro em 1998, não entra em cartaz. Estão previstos títulos menos conhecidos do público brasileiro, mas todos com direção e atuação de Benigni. O filme de abertura é O tigre e a neve, de 2005, sobre a guerra do Iraque. Na segunda semana, entra em cartaz Pinóquio, de 2003. Completam o ciclo O monstro, de 1994, e O pequeno diabo, de 1988.

Já o cineclube em parceria com a Aliança Francesa, com sessões às segundas-feiras, apresenta este mês, no dia 14, cinco curtas de Alain Resnais: Guernica, As estátuas também morrem, Noite e neblina, o canto do Estireno e Toda memória do mundo. Dia 20, entra em cartaz a sessão Decididamente Animados, com 12 curtas de diversos diretores franceses. O ciclo é fechado no dia 28, com o drama Nas Cordas, de Magaly Richard-Serrano.

O Cinema Espanhol, exibido às quartas, tem programado quatro filmes de épocas e diretores variados: El Cid para o dia 9; Dom Quixote dia 16; Veneno da Madrugada, dia 23, e Antes do Anoitecer, dia 30.

O cineclube Cinema Chá e Cultura, de língua inglesa, que ocorre uma vez por mês, vai exibir Bent, baseado na peça homônima de Martin Sherman e dirigido por Sean Mathias. No elenco, uma presença inusitada, o vocalista do Rolling Stones, Mick Jagger.

Com a inauguração do cineclube em parceria com o Centro de Cultura Italiana, sobe para oito o número de cineclubes que funcionam no Centro Histórico de Florianópolis. A região do entorno da Praça 15, originalmente espaço das salas de cinema de rua até o início dos anos 90, está de volta às origens.

Além dos quatro cineclubes que funcionam na Fundação Badesc, há outros quatro.A região abriga ainda o Cineclube Ieda Beck da Cinemateca Catarinense, Cinema Falado do Museu Victor Meirelles, Cinearth do Museu da Escola Catarinense, e o Cineclube Brde. Em todas as salas, o ingresso é gratuito.

CICLO ROBERTO BENIGNI
Dia 3O tigre e a neve (La tigre e la neve, 2005). O poeta e professor universitário Attilo De Giovanni (Roberto Benigni) vive num mundo distante da realidade, em meio aos sonhos de conquistar a mulher que ama. Em 2003, logo depois de lançar o livro de poesia "O Tigre e a Neve", a realidade do mundo finalmente o atinge quando descobre que a mulher de seus sonhos foi ferida num dos primeiros bombardeios americanos sobre o Iraque. Ele consegue achá-la em Bagdá e se envolve então em inúmeras dificuldades para conseguir encontrar, em uma cidade destruída, os medicamentos de que ela precisa.

Dia 10 Pinóquio (Pinocchio, 2003). Gepeto (Carlo Giuffrè), um solitário carpinteiro, decide fazer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Com pena da solidão de Gepeto, a Fada Azul (Nicoletta Braschi) decide satisfazer seu desejo e dá vida a Pinóquio (Roberto Benigni), o boneco de madeira. Porém logo Pinóquio busca se tornar um garoto de verdade, o que faz com que ele se envolva em diversas confusões.

Dia 17 O montro (Il mostro, 1994). Um maníaco sexual e serial killer está à solta, mas erradamente a polícia suspeita de Loris (Roberto Benigni), um malandro de 5ª categoria que só rouba supermercados e não paga seu aluguel. Jessica Rossetti (Nicoletta Braschi), uma policial, recebe a missão de, disfarçada, conhecer Loris e, orientada por Jolanda Taccone (Dominique Lavanant), um psicólogo da polícia, provocar sexualmente Loris de todas as formas para despertar o “monstro” que existe nele. Mas as coisas não acontecem conforme o planejado.

Dia 24 O pequeno diabo (Il piccolo diavolo, 1988). Roberto Benigni é o diabo em pessoa! Com 400 anos de idade, ele está cansado de sua monótona vida no inferno. Na busca de novos "ares", o pequeno e ingênuo diabo resolve encarnar-se em uma mulher gorda chamada Giudutta. Para ajudá-la, o padre provinciano Maurice (Walter Matthau - Dois Velhos Rabugentos) é chamado e realiza o exorcismo. Mas o maligno ser está relutante em retomar para "casa" e por isso, resolve esconder-se na igreja, decidido a atormentar a vida do pobre padre. Passando-se por seu sobrinho, este ser atrapalhado e falador que não conhece as malícias e os costumes do mundo dos homens.

Café com Assunto - Vera Sabino




A artista Vera Sabino participa hoje (quarta, dia 2), 18h30, do Café com Assunto, na Fundação Cultural Badesc, onde é realizada a exposição A Casa da Criação, com uma réplica de seu ateliê. Para falar da obra de Vera foi convidada a professora Micheline Raquel de Barros, que defendeu em 2006, na Universidade do Estado de Santa Catarina, a dissertação "As multifaces do retrato: A relação vida e obra em Vera Sabino".Em seu estudo, Micheline analisa retratos de mulheres recorrentes na obra de Vera, como as bruxas, as rendeiras, as sereias e as madonas, analisando o sagrado e o profano na gramática da artista. O Café com Assunto ocorre no auditório da fundação, mas os espectadores serão também convidados a visitar o ateliê de Vera montado no pátio do casarão.Com 16 metros quadrados, a pequena edificação é dotada de telhado e as paredes são plotagens de fotografias do ateliê original, localizado nos altos do morro da avenida Mauro Ramos. No interior da Casa da Criação é exibido um vídeo em que a artista fala de uma vida inteiramente ligada à arte. Será servido um café para os participantes.