segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Entrelinhas




Vencedor do Prêmio Funcine, o documentário Entrelinhas, de Letícia Cardoso e Pedro MC, e com montagem de Yannet Briggiler, estreia dia 4 de setembro na Fundação Cultural Badesc.

O foco da narrativa é o diálogo da equipe de produção com o imaginário de pacientes internados no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da Penitenciária de Florianópolis.

Haverá duas sessões, a primeira às 19h, seguida de um debate com os convidados José Geraldo Couto, crítico de cinema da Folha de S.Paulo, e Maria Cristina Riesinger Pereira, médica, picoterapeuta junguiana e antropóloga. A segunda sessão será às 21h, ambas com entrada livre.

Para realizar o doc, Letícia e Pedro frequentaram o hospital entre o final de 2008 e junho de 2009, capturando cerca de 25 horas de material bruto. O dispositivo de filmagem foi baseado num conceito definido por Freud como "atenção flutuante", que consiste numa escuta sem preocupação imediata com o que poderá ser retido da conversa.
Dessa forma, os diretores se colocaram numa situação de aleatoriedade desejada, sem entrevista pré-marcada e abrindo espaço à espontaneidade das falas. Considerados esquizofrênicos, os próprios pacientes/personagens abordavam a equipe, e quatro deles se destacaram pela intenção e intensidade das conversas.
Letícia Cardoso e Pedro MC pesquisaram também o trabalho da médica psiquiatra brasileira Nise da Silveira (1906-1999), que rompeu com as formas agressivas de tratamento do doente mental no país, sugerindo religação de vínculos com a realidade por meio da expressão simbólica e a criatividade.
Para a edição, os realizadores dividiram a tela em planos que não ficam necessariamente em sincronia, brincando com a simultaneidade no tempo dos acontecimentos. As linhas que separam os planos sugerem dicotomias, inter-relações de antíteses sonoras, e contrastes entre o cárcere e a liberdade.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Tai Chi Chuan na FCB



Há vagas para as turmas de Tai Chi Chuan da FCB. As aulas acontecem as terças e quintas em dois horários: 13 30 às 14 30 ou 14 30 às 15 30. Há vagas também para a turma dos cegos que se reune nos mesmos dias, das 15 30 às 16 30.
As aulas são gratuitas e oferecidas pela Prof Jaqueline Fernandes em parceria com a FCB.

Inscrições pelo telefone 3224-8846 ou pelo email fundacaoculturalbadesc@gmail.com.

Na foto, Fifo Lima registra a turma aproveitando o dia ensolarado para praticar Tai Chi Chuan no jardim do casarão.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Construindo um Ateliê

Amanhã, dia 26 às 19h, inaugura a exposição A Casa de Criação de Vera Sabino. A montagem da casa que teve início no último fim-de-semana recebe os retoques finais nessa terça feira ensolarada. Abaixo fotos do processo de "construir" um ateliê.






Mesmo Amor, a Mesma Chuva


O cineclube FCB exibe nessa quarta-feira(26/08) em parceria com o Instituto Cervantes mais um filme do ciclo Cineastas Argentinos.
Mesmo amor, a Mesma Chuva, é anterior ao consagrado O Filho da Noiva, primeiro filme que o diretor Juan José Campanella trabalha com o ator Ricardo Darín (foto).
Abaixo um link de uma crítica do filme publicada na revista online Contracampo.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Madame Brouette




Segunda Feira (24/08) às 18h30, o cineclube FCB exibe em parceria com a Aliança Francesa o filme Madame Brouette.

Sobre o filme: De manhã cedinho no bairro Niayes Thiokeert, "Colina das perdizes" ouvem-se tiros. Naago cai, perfurado de balas. Aquela que todos chamam de Madame Brouette confessa que matou seu marido. Mas no bairro as mulheres se juntam para elogiar essa mulher jovem divorciada, mãe de uma menina, vendedora ambulante de frutas e legumes.O filme segue o caminho inverso da história, para descobrir o que pode tê-la levado a tal gesto.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Vera, 40 anos

Foto: Martha Dias

A Fundação Cultural Badesc inaugura na quarta-feira (26) uma exposição na área externa do casarão. No pátio, em 16 metros quadrados, será reproduzido o ateliê de Vera Sabino. Denominado A Casa da Criação, o projeto comemora os 40 anos de pintura da artista plástica. Idealizado pela artista Lena Peixer, A Casa da Criação foi concebida pelos também artistas Ivan de Sá e Maurício Muniz. A pequena edificação vai ser dotada de telhado e as paredes são plotagens de fotografias do ateliê de Vera, localizado nos altos do morro da avenida Mauro Ramos e inscrustado na Mata Atlântida. Lá do alto, o ponto de vista é a baía sul e os prédios da cidade. Além das visões da paisagem urbana e natural de Florianópolis, nas fotos também há imagens do quintal de Vera, um espaço repleto de vasos com flores. No interior do ateliê, quadros da artista e do marido Semy Braga e de seus contemporâneos, como Sílvio Pléticos, Sueli Beduschi, Aldo Beck, Domingos Fossari e do tapeceiro Pedro Paulo Vecchietti, entre outros.Na Casa da Criação vai ser exibido um vídeo realizado pelo cineasta Zeca Pires e pela atriz e diretora de teatro Carmen Fossari, autora do poema Na Casa de Criação: Vera Sabino, agregado ao projeto. No documentário, Vera fala de uma vida inteiramente ligada à arte. . Em seu repertório plástico, ela tem uma afeição pelas imagens de santos, flores, vasos, mulheres, e peixes, sempre em tom onírico. Entre os santos, São Francisco de Assis e Santo Antônio tem preferência especial. Como começou a carreira na infância, ela já pinta há mais de 40 anos, mas seu marco é 1969, data da primeira exposição. A artista calcula que já pintou mais de 8 mil telas, mas a partir de 1984, por influência do artista plástico Hassis, Vera passou a fazer uma contagem de sua obras, que também podem ser conferidas no site http://www.verasabino.com/.

O que: A Casa da Criação de Vera Sabino.
Quando: Abertura dia 26 de agosto às 19 horas. Visitação de segunda a sexta, das 8 às 18 horas.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Plata Quemada no Cineclube FCB





Devido a imprevistos o filme que será exibido amanhã (19/08) na FCB será Plata Quemada e não Mesmo Amor, a Mesma Chuva como havia sido divulgado anteriormente.

O Cineclube FCB em parceria com o Instituto Cervantes traz o filme Plata Quemada de Marcelo Piñeyro. A sessão começa às 19h.

Sobre o filme: Dois matadores inseparáveis tomam parte de um grande assalto ao caminhão de pagamentos, que carrega 7 milhões. Porém, o que parecia ser um trabalho simples se transforma em um massacre, fazendo com que eles precisem fugir para o Uruguai. Escondidos por um mafioso local, eles ficam então à espera de documentos fraudados para que possam fugir para o Brasil.

Mesmo Amor, a Mesma Chuva


O cineclube FCB exibe nessa quarta-feira(19/08) em parceria com o Instituto Cervantes mais um filme do ciclo Cineastas Argentinos.
Mesmo amor, a Mesma Chuva, é anterior ao consagrado O Filho da Noiva, primeiro filme que o diretor Juan José Campanella trabalha com o ator Ricardo Darín (foto).
Abaixo um link de uma crítica do filme publicada na revista online Contracampo.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O Blog FCB recomenda...

A partir de hoje o blog FCB irá divulgar links que possam interessar nossos leitores. A web, um espaço tão rico para informar e também para inspirar, não deve esgostar referências para essa nova tag.
A primeira recomendação é o blog Cultura e Mercado.
O blog é editado pelo pesquisador Leornardo Brant e tem como intuito discutir políticas culturais, como diz o slogan: "Democracia se faz com arte."
O endereço também reune informações sobre diversos editais culturais que são lançandos no país, além de uma agenda cultural e de um espaço dedicado a Lei Rouanet.
Para começar a navegação indico o post Arte e Burocracia de Aninha Franco nos colocando a pensar sobre o MinC visando a próxima eleição, que já bate à porta.
Já conheciam o blog? Gostaram da leitura?

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Decididamente Animados



Na próxima segunda-feira o Cineclube FCB em parceria com a Aliança Francesa promove mais uma sessão "Decididamente Animados". A mostra apresenta diferentes seleções de curtas em animação promovendo a tradição francesa no estilo. O tema do ciclo de agosto é “Não somos máquinas” (On N'est Pas Des Machines - França, 2008).São filmes que trazem uma reflexão sobre a tecnologia e o mundo contemporâneo. Diferentes situações da vida moderna e nossas reações. Na foto o curta "Bob" do realizador Jean Pierre Poirel. A sessão, no dia 17 de agosto, começa às 18h30 na FCB.

Programação:
O desafio à Morte (El Desafio A La Muerte)
De Juan Pablo Zaramella (3 Min).
A Boneca de Berni (Berni’s Doll)
De Yann Jouette (11 Min).
(Workin’ Progress)
De Gabriel Garcia, Benjamin Fligans, Geordie Vandendaele, Benjamin Flinois(4 Min).
Bob
De Jean-Pierre Poirel (4 Min)
O Processo (Le Processus)
Xavier De L’hermuzière. Philippe Grammaticopoulus. (8 Min).
O Moinho (Le Moulin)
De Florian Thouret (6 Min).
O Programa do Dia (Programme Du Jour)
De Samantha Duris, Loïc Tari (9 Min).
Sem Nada Por Baixo (Sans Dessous Dessous)
De Dewi Noiry (4 Min).
Dynamo
De Matthieu Goutte, Benjamin Mousquet, Fabrice Le Nezet (6 Min).
Le Faux Pli
De François-Xavier Lepeintre, Antoine Arditti. Audrey Delpuech (6 Min).
Tong
De David Cellier, Florent Limouzin, Arnaud Real (9 Min).

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O que você faria? Marcelo Piñeyro



O filme que será exibido nessa quinta-feira (12/08) às 19h em parceria com o Instituto Cervantes é O que você faria? de Marcelo Piñeyro (foto) que dá continuidade ao Ciclo Cineastas Argentinos. Trata-se de uma co-produção com a Espanha em que o diretor trabalha o mundo das corporações. Abaixo os links para duas críticas publicadas nas revistas online de cinema, Cinética e Contracampo.

Revista Cinética -Tudo por dinheiro?
Revista Contracampo - O Método

Sinopse: Sete executivos disputam uma única vaga numa empresa. Eles chegam para o teste de seleção na mesma manhã que Madri está sendo convulsionada por marchas de protesto contra a globalização e a política monetária do FMI, que ali realiza sua reunião. Logo são informados de que serão submetidos a uma seleção diferente da habitual - o chamado Método Grönholm. O grupo é deixado a sós numa sala fechada e, a partir de uma série de testes propostos pela empresa via computador, começam a interagir. São sete personalidades bem diferentes, mas, da jovem segura de si ao senhor machista, no começo todos acreditam ter o controle total sobre seu comportamento e suas emoções. Porém os jogos os colocam diante de várias situações-limite e, sabendo que estão sendo constantemente observados e avaliados, chegam a um nível de tensão insuportável. O resultado são embates brilhantes - alguns dolorosos, outros bem cômicos.
Afinal, ninguém quer ser um dos seis a perder a disputa.

Casa da Criação - Vera Sabino

Esse mês, excepcionalmente, a FCB inaugura duas exposições. Semana passada teve a abertura da exposição Teleplastias do Walmor Corrêa que permanece no espaço Fernando Beck até o dia 30 de setembro.
No dia 26 de agosto, a artista plástica catarinense Vera Sabino inaugura uma mostra comemorativa de 40 anos de arte. A Casa da Criação é uma réplica do atelier da artista que vai ser exposta no jardim da FCB.
A montagem e a realização ficaram a cargo dos artistas Maurício Muniz e Ivan de Sá. No interior da casa será exibido um documentário dirigido por Carmen Fossari e Zeca Pires. O nome da mostra, Casa da Criação, foi inspirado no poema de Carmen Fossari.
Abaixo uma foto do espaço que vai receber o reduto criativo de Vera Sabino e a maquete do projeto.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cineclube - Cinema Francês



A Fundação Cultural Badesc exibe hoje, em parceria com a Aliança Francesa, o filme Poderá ser amor?, do diretor Pierre Jolivet.

Sobre o filme: Lucas (Vincent Lindon), 43 anos, um homem de negócios divorciado, sente-se irresistivelmente atraído por Elsa (Sandrinne Bonnaire), 38 anos, ceramista muito na moda, à qual encomendou um fresco para a fachada dos seu edifício de escritórios.Intrigado pelo facto de esta jovem e bela mulher se encontrar descomprometida, Lucas decide pedir ao detective privado da sua empresa para investigar a vida particular de Elsa.

O que? Poderá ser amor? Pierre Jolivet (França, 2007) Duração 90'.
Quando? 10/08 às 18h30.
Onde? Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, tel.: (48) 3224-8846.
Quanto? Entrada franca.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Orson Welles no Cinema, Chá e Cultura



Othello, vencedor da palma de ouro em 1952, é o longa em cartaz no cineclube Fundação Cultural Badesc/Cultura Inglesa.
Dirigido por Orson Welles, que também atua como protagonista, a obra foi, à época, a 12ª versão levada ao cinema de uma das mais famosas peças de Shakespeare, que trata de inveja e ciúme. Filmado na Itália e Marrocos, o filme demorou mais de dois anos para ser concluído e nele o renomado diretor de Cidadão Kane continua dando mostra de sua competência com a linguagem cinematográfica e compreensão da obra teatral. Dentre as várias abordagens da peça e do filme, foi escolhida a reflexão filosófica sobre o ciúme, a partir das ações de Otelo (Welles), Desdêmona (Suzanne Cloutier) e Iago (Michael Macliammoir).
A convidada desta sessão é a filósofa Maria de Lourdes Alves Borges, graduada em física pela UFRGS, especialização em DEA Philosophie pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), mestrado e doutorado em Filosofia pela UFRGS, pós-doutorado pela University of Pennsylvania e pela Humboldt-Universitat zu Berlin. Atualmente é professora do departamento de filosofia e secretária de cultura e arte da UFSC. Dentre suas publicações, há vários textos sobre as emoções em Kant, e o livro "Amor", editado pela Brasiliense.
Promovido pela Fundação Cultural Badesc e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, a sessão mensal é denominada Cinema, Chá & Cultura. É um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona. Os encontros são uma oportunidade de exibir filmes e de promover a discussão sobre as relações entre literatura (principalmente a dramática) e suas adaptações para o cinema. A atividade começa às 18h com uma conversa sobre a peça e o filme, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês. Em seguida ocorre a exibição de Othello, legendado e em formato DVD.

O que? Othello, Orson Welles, (USA,1952, Versão Restaurada)
Quando? 07/08 às 18h.
Onde? Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis,
tel.: (48) 3224-8846.
Quanto? Entrada franca.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Café com Assunto




Amanhã às 18h30 acontece a segunda edição do Café com Assunto.O encontro, que é mediado pelas arte-educadoras Fabíola Scaranto e Monique Bens, tem como objetivo discutir possibilidades de inserir exposições de artes visuais no planejamento de aula do professor.
Quais as abordagens possíveis? Que focos a mediação deve tomar para atender a necessidades específicas? Como o professor poderá prolongar a experiência da visitação em sala-de-aula?Acreditamos que o processo de mediação deva ser participativo, servindo de instrumento aos grupos visitantes e como meio para discussões múltiplas. Nesta edição teremos a presença do artista Walmor Corrêa, que expõe na Fundação Cultural BADESC Teleplastias. O encontro será acompanhado de um aconchegante café com biscoitos. Contamos com a sua participação.

O que? Café com Assunto: Exposição Teleplastias, Walmor Côrrea
Quando? 06/08 às 18:30h
Onde? Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis,
tel.: (48) 3224-8846.
Quanto? Entrada franca

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Cineclube - Cinema Espanhol


Amanhã começa um novo ciclo de cinema na Fundação Cultural Badesc em parceria com o Instituto Cervantes. O tema desse mês é Cineastas Argentinos: Campanella/Piñeyro.
O filme inaugural é Clube da Lua (2004), de Juan José Campanella, que dirigiu o premiado O Filho da Noiva(2001). O cineasta, que também trabalha na TV americana dirigindo episódios de 30Rock e Law and Order, lança um novo longa em 2009 chamado El secreto de sus ojos, ainda sem título em português.
Em Clube da Lua, Juan José Campanella volta ao passado focalizando os dias de glória de um clube de dança de Buenos Aires na década de 40. Porém, em 1990, a crise financeira fez com que essas agremiações começassem a fechar suas portas. Ameaçado pela falta de clientes, o Avellaneda enfrenta a decadência. À beira da falência, os descendentes de seus fundadores se unem para evitar o pior: a transformação do clube em um cassino.
O que? Clube da Lua, Juan José Campanella (Argentina, 2004)
Quando? 05/08 às 19h.
Onde? Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis,
tel.: (48) 3224-8846.
Quanto? Entrada franca.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Bastidores Teleplastia

Desde sexta-feira o espaço Fernando Beck, onde ocorrem as exposições da FCB, passa por uma transformação para dar lugar à exposição Teleplastia do artista catarinense Walmor Corrêa, que abre para visitação na quarta-feira.
Veja nas fotos o trabalho de montagem e o clima de bastidores.








Cineclube - Cinema Francês

A Fundação Cultural Badesc exibe hoje, em parceria com a Aliança Francesa, o filme A Vitória de Cézanne, do diretor Jacques Deschamps.

Sobre o filme: Admiradores de Cézanne e os comissários da exposição “Cézanne em Provence” decifram mistérios que rodeiam o pintor. Como ele passou do status de "pintor maldito", denegrido pela crítica, a mestre e pai da pintura moderna?


O que? A Vitória de Cézanne, Jacques Deschamps (França, 2006) Duração 52'.
Quando? 03/08 às 18h30.
Onde? Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, tel.: (48) 3224-8846.
Quanto? Entrada franca.